Vai de Graça: 96% dos lojistas notam aumento de clientes e vendas, mostra pesquisa do Instituto Fecomércio-DF

Programa gratuito de transporte público do GDF amplia circulação na cidade, estimula lazer, fortalece o comércio e aumenta arrecadação 

Por: Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

Criado em março pelo Governo do Distrito Federal (GDF), o programa Vai de Graça tem transformado a rotina dos finais de semana na capital e impulsionado o comércio local. Uma pesquisa do Instituto Fecomércio-DF revela que 96% dos lojistas perceberam aumento no movimento de clientes, refletindo diretamente nas vendas, enquanto 61,6% das pessoas afirmam que a gratuidade as incentiva a sair para lazer e compras.

A pesquisa do instituto mostrou que, entre os comerciantes, 51,2% registraram crescimento de até 10% nas vendas nos dias de gratuidade, 27,2% tiveram aumento entre 10% e 20%, e 0,5% apontou crescimento superior a 30%. Para aproveitar a movimentação, 20% adotaram promoções regulares aos domingos e feriados, enquanto 42% fizeram ofertas de forma eventual. 

“O Vai de Graça tem sido um sucesso ao proporcionar momentos de lazer e de fé para as famílias e fortalecer a nossa economia”Governador Ibaneis Rocha

Os números são comemorados pelo governador Ibaneis Rocha. “O Vai de Graça tem sido um sucesso ao proporcionar momentos de lazer e de fé para as famílias e fortalecer a nossa economia. É um programa de oportunidades para que as pessoas possam aproveitar as cidades aos domingos e feriados. A pesquisa da Fecomércio comprova isso, e seguiremos apostando nessa política pública, que une inclusão social, qualidade de vida e desenvolvimento econômico, mostrando que, quando o cidadão tem mais acesso, toda a cidade ganha”, disse o chefe do Executivo. 

Pela ótica da população na pesquisa, 29% combinam lazer e compras nos dias de gratuidade, enquanto 9,4% saem principalmente para fazer compras. Antes do programa, 56% saíam apenas um domingo por mês; hoje, 45,7% passaram a sair em dois domingos e 15,1% aproveitam todos os domingos e feriados, mostrando como a gratuidade tem alterado a mobilidade urbana e incentivado momentos de lazer.

Pesquisa mostra que 15,1% dos entrevistados aproveitam todos os domingos e feriados para sair e ir às compras ou se divertir | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

“A pesquisa do Instituto Fecomércio-DF mostra que o programa Vai de Graça tem gerado impacto direto não apenas no comércio, mas também na vida dos brasilienses e até dos turistas. Desde o Carnaval, quando foi implementada, passando pelo aniversário de Brasília e pelas datas comemorativas, a gratuidade no transporte público vem trazendo benefícios consistentes para a capital, aumentando a circulação de pessoas. A medida estimula o turismo interno, amplia a circulação de pessoas em áreas de comércio, cultura e lazer e contribui para uma melhor qualidade de vida da população”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.

Impacto na economia 

Além do impacto direto nas lojas e shoppings, os reflexos do Vai de Graça também aparecem na economia formal. Uma análise da Secretaria de Economia (Seec-DF) das notas fiscais a consumidor eletrônicas (NFC-e) entre março e julho de 2024 e 2025 mostra que, após a implementação do programa, houve aumento de 5,4% na quantidade média de notas emitidas por empresa, crescimento de 8,6% no valor médio dos documentos e alta de 5,8% na arrecadação do ICMS varejista. Os dados reforçam que a circulação gratuita no transporte público, além de ampliar as oportunidades de lazer e cultura, fortalece a atividade econômica e a arrecadação do DF.

A circulação gratuita no transporte público, além de ampliar as oportunidades de lazer e cultura, fortalece a atividade econômica e a arrecadação do DF | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“Os números comprovam que o Vai de Graça vai muito além do benefício no transporte público. Ajuda na mobilidade das pessoas, e também estimula o consumo, fortalece o comércio e aumenta a arrecadação do DF. É uma política pública que une inclusão social, cidadania e desenvolvimento econômico”, avalia o secretário de Economia, Daniel Izaias de Carvalho.

Queda no IPCA

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou variação de 0,26% em maio no DF. Apesar de sete dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados apresentarem alta, o resultado foi contido pela queda em alguns itens, especialmente no setor de transportes, que recuou 0,52%. A principal contribuição veio das passagens de ônibus urbano, com redução expressiva de 17,20%.

Em abril, a situação já havia sido semelhante: mesmo com altas em diferentes segmentos, o transporte público ajudou a segurar o índice, com queda de 3,36% nas tarifas de ônibus. Segundo o presidente Aparecido, a retração está diretamente ligada à política de gratuidade no transporte coletivo aos domingos e feriados.

Sucesso do Vai de Graça

O impacto no transporte tem sido expressivo e colabora para os números apontados pela pesquisa. Antes da medida, a média de acessos aos domingos no transporte público era de 270 mil passageiros; hoje, a marca chega a 460 mil — um crescimento de 70%, segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF). No total, já são mais de 20,4 milhões de viagens gratuitas registradas até 7 de setembro, considerando domingos, feriados e datas especiais em que o benefício foi ampliado. 

“Esse aumento na demanda, que agora está estabilizada em torno de 460 mil acessos por dia, mostra o sucesso do programa e com isso nós fizemos alguns ajustes, criamos novas linhas e ampliamos a oferta de viagens para atender aos passageiros nas rotas mais procuradas. Em alguns feriados em que ocorrem eventos abertos à participação popular, ocorre também um aumento pontual da demanda. Mas nesses casos nós determinamos o reforço da frota para atender a população de todo o Distrito Federal”, explicou o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves. 

Apenas no mês de março, com nove dias de gratuidade durante o Carnaval, foram quase 5 milhões de acessos, recorde do programa. A demanda se estabilizou em cerca de 2 milhões de acessos por mês, com exceções em datas de grande mobilização popular, como no fim de agosto, quando um evento religioso levou o volume mensal para mais de 3 milhões de viagens sem tarifa.

As datas comemorativas têm mostrado a potência do programa. O maior movimento ocorreu na quinta-feira da Semana Santa (17/4), quando 1,25 milhão de pessoas circularam gratuitamente no transporte público. Também se destacaram a segunda-feira de Carnaval (3/3), com 770 mil acessos, e a véspera do Dia da Independência (6/9), com 748 mil viagens. 

Resultados concretos

O Passe Livre Estudantil é um dos meios de acesso ao transporte público gratuito aos domingos e feriados | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A superintendente do shopping Conjunto Nacional, Renata Salino, destaca que o programa Vai de Graça já apresenta resultados perceptíveis no empreendimento. Segundo ela, houve aumento expressivo no fluxo de visitantes, especialmente aos domingos e feriados, impulsionado também pela melhoria da segurança na região da Rodoviária do Plano Piloto. Esse crescimento refletiu diretamente no comércio, com lojas e restaurantes registrando melhor desempenho. 

“No início, o movimento foi mais tímido, mas a cada domingo e feriado o público foi crescendo e hoje já vemos resultados muito consistentes”, afirma. Ela acrescenta que, embora o impacto inicial tenha sido mais forte nos setores de alimentação e lazer, os efeitos também se estenderam para moda, eletrônicos e até produtos de maior valor agregado, evidenciando que os consumidores têm aproveitado não apenas para passear, mas também para realizar compras.

Sobre o uso do dinheiro economizado, 54,4% afirmaram que gastarão em alimentação, 27,2% pretendem guardar, 9,6% planejam investir em bens físicos e 8,8% em experiências. Para utilizar o transporte gratuito, os passageiros podem optar pelos cartões Mobilidade, Vale-Transporte, PCD, Idoso ou Passe Livre Estudantil, ou, caso não tenham nenhum deles, cartões de crédito ou débito para liberar a catraca, sem custo.

O perfil dos entrevistados indica predominância de homens (53,4%), com idades entre 30 e 44 anos (40,8%) e 18 e 29 anos (39,8%). As regiões administrativas mais representativas foram Samambaia (16,3%), Taguatinga (11,6%) e Águas Claras (10,9%). Quanto ao transporte, 50% utilizam ônibus, 23% metrô e 27% alternam entre os dois.

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