Adasa leva modelo de gestão de resíduos do DF para destaque internacional na Costa Rica

De 1° a 3 de outubro, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou do 11º Congresso Interamericano de Resíduos Sólidos, em São José, Costa Rica. Promovido pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS), o evento reuniu especialistas de 32 países para debater os desafios da valorização de resíduos para uma redução efetiva da disposição final.

A Adasa esteve representada pelo diretor Apolinário Rebelo, pela superintendente de Resíduos Sólidos Élen Dânia Santos e pelo regulador de serviços públicos Danilo Bijos que participaram das atividades técnicas e apresentaram o artigo científico intitulado “Análise Descritiva da Composição Gravimétrica dos Resíduos Destinados à Unidade de Recebimento de Entulhos (URE)”.

O artigo traz uma contribuição inédita para o entendimento das características dos resíduos sólidos recebidos na URE, instalação operada pelo Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU). Desenvolvida em parceria com o SLU, a pesquisa aplicou procedimentos de amostragem e análise exploratória de dados para avaliar 187 cargas de resíduos entregues à unidade. O estudo destacou ainda a importância de diagnósticos gravimétricos para o planejamento da gestão de resíduos e para a definição de estratégias regulatórias que promovam a valorização, a produção de agregados reciclados e a redução do envio de materiais ao aterro de inertes.

“Os resultados da pesquisa apresentada fortalecem o papel da regulação na busca por soluções que promovam a eficiência operacional, a sustentabilidade ambiental e a valorização dos resíduos no Distrito Federal”, explicou Élen Dânia Santos.

O Congresso Interamericano de Resíduos Sólidos é considerado um dos mais relevantes fóruns internacionais sobre o tema. Em sua 11ª edição, reuniu pesquisadores, gestores públicos, profissionais do setor privado e representantes da sociedade civil para discutir soluções inovadoras em áreas como economia circular, resíduos para energia, tecnologias limpas, educação ambiental e sustentabilidade financeira.

A participação da Adasa reforça o compromisso da Agência com a troca de experiências internacionais e a promoção de políticas públicas baseadas em evidências, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 11 e 12).

“Participar deste congresso é uma oportunidade de posicionar o Distrito Federal no cenário internacional da gestão de resíduos, ao mesmo tempo em que aprendemos com as experiências de outros países da região”, destacou Apolinário Rebelo.

Para o regulador de serviços públicos Danilo Bijos, o congresso foi uma oportunidade de aprendizado e amadurecimento. “Saber o que os países latino-americanos estão fazendo na gestão de resíduos nos oferece uma oportunidade para refletirmos criticamente sobre as nossas ações e também nos apresenta um panorama de abordagens inovadoras e experiências de sucesso”, arrematou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias