STF concede habeas corpus a ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto, que depõe na CPMI

Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, concedeu nesta segunda-feira (13/10) habeas corpus ao ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto. A decisão garante ao ex-servidor o direito de permanecer em silêncio e ser acompanhado por um defensor durante o depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, marcado para as 16h.

Apesar do habeas corpus, a oitiva de Stefanutto está mantida. Ele será questionado sobre as investigações envolvendo descontos indevidos nas folhas de pagamento de aposentados e pensionistas. O processo corre em segredo de Justiça.

O escândalo do INSS foi revelado pelo portal Metrópoles em dezembro de 2023, mostrando que associações de aposentados haviam arrecadado R$ 2 bilhões em um ano, mesmo enfrentando milhares de processos por fraude nas filiações de segurados. As reportagens levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e contribuíram para apurações da Controladoria-Geral da União (CGU).

Em abril deste ano, a Operação Sem Desconto foi deflagrada, resultando na demissão de Stefanutto e do ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi, responsável pela indicação do ex-presidente do INSS.

O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), comentou que a decisão de Fux “não é nenhuma novidade” e afirmou que a comissão seguirá com as investigações.

“É algo que a gente se pergunta até quando vai durar tudo isso, mas não vamos desistir. A verdade fala pelos fatos, extratos e contas […] ninguém vai nos fazer parar nessa investigação”, declarou o senador.

Com informações da redação do Site e do Portal Metropóles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias