Sem preocupações: Brasil garante energia estável e descarta horário de verão

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, dá entrevista ao programa Bom Dia, Ministro -  (crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, dá entrevista ao programa Bom Dia, Ministro – (crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (14/10) que o Brasil não precisará adotar o horário de verão neste ano, garantindo que o país vive uma situação de “segurança energética completa e absoluta”. A declaração foi dada durante entrevista ao podcast “Bom Dia, Ministro”, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Segundo Silveira, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico tem avaliado mensalmente o sistema e concluiu que, graças ao bom planejamento e ao índice de chuvas dos últimos anos, não há risco de falta de energia, mesmo após o apagão que afetou parte do país nesta semana.

O ministro ressaltou que o governo trabalha para diversificar a matriz energética, reduzindo a dependência das hidrelétricas e ampliando investimentos em usinas térmicas e energias renováveis. Ele também destacou o plano de armazenamento de energia em baterias, que permitirá guardar energia solar e eólica para uso em horários de pico.

“Vamos literalmente armazenar vento. O vento e o sol vão gerar energia disponível até às 22h”, explicou Silveira.

O ministro comparou o Brasil a países europeus que enfrentaram apagões por instabilidade nas energias renováveis e concluiu que o sistema brasileiro é robusto e bem planejado, tornando o horário de verão desnecessário neste momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias