Senado adia votação de projeto que amplia isenção do Imposto de Renda; expectativa é votar nesta quarta (5)

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado adiou, nesta terça-feira (4/11), a votação do Projeto de Lei nº 1.087/2025, que propõe ampliar a faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) para trabalhadores que ganham até R$ 5 mil. O texto também prevê uma faixa ampliada de benefícios para quem recebe até R$ 7.350.

A proposta é uma das prioridades do governo federal, que busca aprová-la a tempo de entrar em vigor em janeiro de 2026. Agora, o texto segue para votação no plenário do Senado, que deve ocorrer já nesta quarta-feira (5/11), após ter sido incluído na pauta pelo presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

O relator da matéria, senador Renan Calheiros (MDB-AL), promoveu ajustes pontuais no parecer baseado no texto aprovado na Câmara, relatado pelo presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL). O objetivo das alterações mínimas é evitar que o projeto tenha de retornar para nova análise dos deputados, o que poderia atrasar sua vigência.

“Percebo que há um consenso da necessidade de aprovarmos a medida que surge em prol dos trabalhadores de nosso país. Não relegamos a necessidade de aprimoramentos no texto. No entanto, é o momento de sermos pragmáticos para possibilitarmos a aprovação e encaminhá-lo para sanção ainda este ano, para que surta efeitos em janeiro próximo”, escreveu Renan no relatório.

Caso aprovado pelo Senado, o projeto seguirá para sanção presidencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias