Mudou a regra: veja o que muda no check-in e check-out dos hotéis

Entraram em vigor nesta segunda-feira (15) novas regras que tratam dos horários de check-in e check-out em meios de hospedagem no Brasil. As mudanças foram informadas pelo Ministério do Turismo e têm como objetivo trazer mais clareza às relações entre hotéis e hóspedes.

Uma das normas da nova portaria regulamenta uma prática que já vinha sendo adotada por muitos estabelecimentos: a utilização de parte do período da diária para a realização de serviços de limpeza e higienização dos quartos.

De acordo com a regra, o preço da diária continua sendo calculado com base em 24 horas, no entanto, os hotéis estão autorizados a utilizar até três horas desse período para os procedimentos operacionais necessários entre a saída de um hóspede e a entrada de outro.

Na prática, isso significa que o hóspede tem garantido o direito de permanecer por no mínimo 21 horas no local, somando os horários de entrada e saída. Um exemplo comum ajuda a entender a mudança: se o check-in ocorre a partir das 15h, o horário de check-out não pode ser antes do meio-dia (12h) do dia seguinte.

A regulamentação busca padronizar regras, dar mais transparência ao consumidor e evitar conflitos relacionados aos horários de hospedagem, especialmente em períodos de alta demanda, como feriados e férias.

O Ministério do Turismo reforça que as novas normas não alteram o valor das diárias nem reduzem direitos do hóspede, mas estabelecem critérios claros para o funcionamento dos serviços, equilibrando as necessidades operacionais dos hotéis com a experiência do consumidor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias