Mais de 1 milhão de goianos são beneficiados por investimentos na saúde do Centro-Norte

Governo de Goiás fortalece rede de saúde no Centro-Norte com tecnologia, mais leitos e assistência especializada (Foto: SES)

Investimentos históricos, modernização tecnológica, ampliação de leitos e expansão da assistência especializada. Essas são algumas das ações adotadas pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Saúde (SES), em benefício da população do Centro-Norte do Estado.

Atualmente, os mais de 1 milhão de habitantes dos 60 municípios da região contam com cinco grandes unidades públicas e serviços que vão de média a alta complexidade.

Em 2025, o destaque foi o Hospital Estadual de Anápolis (Heana), que recebeu R$ 5,7 milhões em recursos, ampliou sua capacidade para 132 leitos – 51 destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 81 à enfermaria – e modernizou o parque tecnológico, tornando-se o único da região com dois tomógrafos simultâneos.

Além disso, avançou na formação de especialistas, consolidando-se como regional de alta complexidade, referência em trauma e neurocirurgia.

A Policlínica Estadual de Goianésia ampliou atendimentos e especialidades, registrando 154.088 atendimentos no ano passado, com fortalecimento de serviços estratégicos como hemodiálise, pré-natal de alto risco, exames de alto custo e preparação para implantação da diálise peritoneal, reforçando a regionalização do cuidado.

Por sua vez, o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) completou quatro anos como referência estadual em oncologia, traumatologia e gestação de alto risco, acumulando mais de 2,2 milhões de atendimentos nesse período. A unidade foi o primeiro Centro de Oncologia público de Goiás a receber o selo de qualidade e segurança da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Hospital Estadual de Jaraguá (Heaja) e o Hospital Estadual de Pirenópolis complementam a rede regional, garantindo atendimento em média complexidade, urgência e emergência, com produção assistencial expressiva, certificações de qualidade e reconhecimento em transparência.

“Todos esses avanços reforçam o compromisso do Governo de Goiás com uma saúde regionalizada, resolutiva e humanizada, reduzindo deslocamentos, fortalecendo o SUS [Sistema Único de Saúde] e ampliando o acesso da população da Macrorregião Centro-Norte a serviços de qualidade”, reforça o secretário da Saúde, Rasível Santos.

Planos de Fortalecimento

Saúde Cento-Norte SES
Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) é referência em oncologia, traumatologia e gestação de alto risco (Foto: SES)

Por meio dos Planos de Fortalecimento, o Estado também destina recursos a unidades municipais e conveniadas. As transferências resultaram em R$ 71 milhões, ao longo de 2025, para as cidades de Anápolis, Ceres, Uruaçu e Porangatu.

As unidades são: Santa Casa de Anápolis, Hospital Municipal Alfredo Abraão, Hospital Evangélico Goiano, Hospital Dr. Domingos Mendes, Hospital Ortopédico de Ceres, Associação Hospital São Pio X, Hospital Edmundo Fernandes (Uruaçu) e Hospital Municipal de Porangatu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias