Ibaneis autoriza Hospital de São Sebastião e garante maior obra social da história da cidade

O governador Ibaneis Rocha deu mais um passo decisivo para transformar a realidade da saúde pública no Distrito Federal ao autorizar o início da elaboração dos projetos do Hospital de São Sebastião — uma demanda histórica aguardada há mais de 30 anos pela população da região.

A autorização foi concedida à empresa Porto Belo Engenharia e Comércio Ltda, vencedora da licitação, que ficará responsável pela elaboração dos projetos básico e executivo da unidade. A previsão é que essa etapa tenha duração aproximada de 12 meses. Após a conclusão dos estudos e aprovação dos projetos, a mesma empresa dará início à construção do hospital.

O presidente da Novacap, Fernando Leite, explicou que o empreendimento será executado por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), modalidade que integra projeto e obra em um único processo. “Hoje o governador autoriza a fase do projeto, que dura cerca de 12 meses, e na sequência a mesma empresa começa a obra. Depois dos estudos prontos e dos projetos aprovados, aí, de fato, começa a construção”, detalhou.

Estrutura moderna e referência pediátrica

O Hospital de São Sebastião será construído na Área Especial 5, no Alto Mangueiral, em ponto estratégico próximo à entrada da cidade, na descida do Morro da Cruz. A unidade contará com 100 leitos, sendo 60 para adultos, 30 pediátricos e 10 de UTI, além da oferta de 14 serviços essenciais.

A nova estrutura será referência pediátrica em todas as linhas de cuidado na Região Leste de Saúde, ampliando significativamente a rede pública em uma cidade que hoje não possui hospital próprio.

Para Fernando Leite, trata-se de uma obra transformadora. “É um hospital completo, com 100 leitos. É uma obra que vai melhorar muito a qualidade de vida do cidadão de São Sebastião”, afirmou.

Impacto social e valorização da cidade

Moradora da região, a gerente de loja Silésia Braga, de 47 anos, comemorou a autorização. “São Sebastião necessita desse hospital. A gente está com muita esperança de que ele saia o quanto antes”, declarou.

Ela também destacou os impactos urbanos positivos que a construção deve trazer. “Vai valorizar bastante o meu imóvel. A chegada do hospital pode trazer pavimentação e outras melhorias para a nossa rua”, afirmou.

O administrador regional de São Sebastião, Roberto Medeiros Santos, classificou o empreendimento como um marco histórico. “Essa é a maior obra social da história de São Sebastião. É uma demanda cobrada há mais de 30 anos pela comunidade”, destacou. Segundo ele, o hospital terá impacto direto para os mais de 160 mil moradores da região, especialmente crianças e adolescentes.

Saúde como prioridade da gestão

Ao falar sobre os investimentos do Governo do Distrito Federal na área da saúde, Ibaneis Rocha reforçou que a ampliação da rede pública é prioridade absoluta da sua gestão.

“Estamos fazendo um trabalho na saúde com a ajuda da Novacap. Estamos reformando diversas unidades, reconstruindo hospitais, ampliando e reformando estruturas e, durante o correr deste ano, teremos a entrega de mais sete unidades de pronto atendimento nas mais diversas cidades do Distrito Federal”, afirmou o governador.

Ibaneis também ressaltou que investir em saúde exige responsabilidade, mas não admite omissão. “Isso tem um acréscimo de custo, mas, como é um investimento em saúde, é uma área que a gente não pode deixar faltar recursos”, completou.

Com mais essa autorização, o GDF consolida uma política de fortalecimento da infraestrutura hospitalar e reafirma o compromisso de levar dignidade, acesso e qualidade de atendimento à população de São Sebastião e de todo o Distrito Federal.

Construído em uma área estratégica, o hospital terá 100 leitos e será referência em atendimento pediátrico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias