
O governador Ibaneis Rocha deu mais um passo decisivo para transformar a realidade da saúde pública no Distrito Federal ao autorizar o início da elaboração dos projetos do Hospital de São Sebastião — uma demanda histórica aguardada há mais de 30 anos pela população da região.
A autorização foi concedida à empresa Porto Belo Engenharia e Comércio Ltda, vencedora da licitação, que ficará responsável pela elaboração dos projetos básico e executivo da unidade. A previsão é que essa etapa tenha duração aproximada de 12 meses. Após a conclusão dos estudos e aprovação dos projetos, a mesma empresa dará início à construção do hospital.
O presidente da Novacap, Fernando Leite, explicou que o empreendimento será executado por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), modalidade que integra projeto e obra em um único processo. “Hoje o governador autoriza a fase do projeto, que dura cerca de 12 meses, e na sequência a mesma empresa começa a obra. Depois dos estudos prontos e dos projetos aprovados, aí, de fato, começa a construção”, detalhou.
Estrutura moderna e referência pediátrica
O Hospital de São Sebastião será construído na Área Especial 5, no Alto Mangueiral, em ponto estratégico próximo à entrada da cidade, na descida do Morro da Cruz. A unidade contará com 100 leitos, sendo 60 para adultos, 30 pediátricos e 10 de UTI, além da oferta de 14 serviços essenciais.
A nova estrutura será referência pediátrica em todas as linhas de cuidado na Região Leste de Saúde, ampliando significativamente a rede pública em uma cidade que hoje não possui hospital próprio.
Para Fernando Leite, trata-se de uma obra transformadora. “É um hospital completo, com 100 leitos. É uma obra que vai melhorar muito a qualidade de vida do cidadão de São Sebastião”, afirmou.
Impacto social e valorização da cidade
Moradora da região, a gerente de loja Silésia Braga, de 47 anos, comemorou a autorização. “São Sebastião necessita desse hospital. A gente está com muita esperança de que ele saia o quanto antes”, declarou.
Ela também destacou os impactos urbanos positivos que a construção deve trazer. “Vai valorizar bastante o meu imóvel. A chegada do hospital pode trazer pavimentação e outras melhorias para a nossa rua”, afirmou.
O administrador regional de São Sebastião, Roberto Medeiros Santos, classificou o empreendimento como um marco histórico. “Essa é a maior obra social da história de São Sebastião. É uma demanda cobrada há mais de 30 anos pela comunidade”, destacou. Segundo ele, o hospital terá impacto direto para os mais de 160 mil moradores da região, especialmente crianças e adolescentes.
Saúde como prioridade da gestão
Ao falar sobre os investimentos do Governo do Distrito Federal na área da saúde, Ibaneis Rocha reforçou que a ampliação da rede pública é prioridade absoluta da sua gestão.
“Estamos fazendo um trabalho na saúde com a ajuda da Novacap. Estamos reformando diversas unidades, reconstruindo hospitais, ampliando e reformando estruturas e, durante o correr deste ano, teremos a entrega de mais sete unidades de pronto atendimento nas mais diversas cidades do Distrito Federal”, afirmou o governador.
Ibaneis também ressaltou que investir em saúde exige responsabilidade, mas não admite omissão. “Isso tem um acréscimo de custo, mas, como é um investimento em saúde, é uma área que a gente não pode deixar faltar recursos”, completou.
Com mais essa autorização, o GDF consolida uma política de fortalecimento da infraestrutura hospitalar e reafirma o compromisso de levar dignidade, acesso e qualidade de atendimento à população de São Sebastião e de todo o Distrito Federal.



















