
A movimentação foi intensa neste sábado (20/6) nas unidades de saúde, praças e escolas durante o Dia D da Campanha Estadual de Multivacinação 2026. Coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a ação mobilizou 30 municípios na área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) Sete Lagoas para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos.
A iniciativa faz parte da estratégia Vacina Mais Minas, que busca ampliar as coberturas vacinais e evitar o avanço de doenças que podem ser evitadas com a vacinação.
Para alcançar quem ainda não está com o cartão de vacinal em dia, as equipes foram além das salas de vacina tradicionais. A aplicação das doses também ocorreu em pontos estratégicos de grande circulação, escolas e nos vacimóveis, que são vans equipadas para funcionar como centros de vacinação itinerantes. A proposta é facilitar o acesso às vacinas para as famílias que, por diferentes motivos, não conseguem levar seus filhos até uma unidade de saúde durante a rotina da semana.
Segundo o superintendente regional de Saúde de Sete Lagoas, Fabrício Júnior Alves Teixeira, a ação tem caráter estratégico. “Nosso objetivo é atualizar o cartão de vacina de crianças e adolescentes com menos de 15 anos, reduzindo o risco de doenças e prevenindo casos graves. A vacinação é uma das formas mais eficazes de proteção individual e coletiva”, afirmou.
Vacina em dia mais perto de casa
No município de Baldim, a estratégia ganhou reforço extra com a participação da agente comunitária de saúde Saniely Massa Marques Rocha, que se vestiu pela primeira vez como o personagem Zé Gotinha. Com 12 anos de experiência na área, ela destacou a importância do contato direto com a população. “É um serviço que me permite ajudar as pessoas e estar perto da comunidade. Com crianças, então, é ainda mais especial”, contou.
As ações no município também chegaram ao distrito de São Vicente, onde a vacinação foi realizada em um espaço comunitário em frente à praça principal. “Tem que vacinar. Levem as crianças e mantenham a caderneta em dia, porque isso é muito importante para a saúde delas”, reforçou Saniely Rocha.
Apesar da mobilização concentrada no Dia D, a vacinação segue disponível até o dia 30/6 nas unidades de saúde. As salas funcionam, em geral, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. A orientação é que pais e responsáveis procurem as unidades levando o cartão de vacinação, para que a situação vacinal de cada criança ou adolescente seja avaliada.
Por Nayara Souza / Fotos: Nayara Souza


















