Terceira etapa do Programa Goiás do Crescimento e do Empreendedorismo beneficia 156 cidades e ultrapassa R$ 300 milhões em investimentos desde sua criação

O governador Daniel Vilela reforçou, nesta quinta-feira (26), o compromisso do Governo de Goiás com o fortalecimento dos municípios ao entregar mais de 170 veículos, ambulâncias, máquinas, micro-ônibus, tratores, bicicletas elétricas e equipamentos de saúde para 156 cidades goianas. A iniciativa, que representa um investimento de R$ 108 milhões do Tesouro Estadual, integra a terceira etapa do Programa Goiás do Crescimento e do Empreendedorismo.
A entrega, realizada em Goiânia, contempla equipamentos que irão ampliar a capacidade de atendimento das prefeituras nas áreas de saúde, infraestrutura, mobilidade e desenvolvimento econômico, garantindo mais eficiência na prestação dos serviços públicos e melhores condições de trabalho para servidores municipais.
Durante a solenidade, Daniel Vilela destacou que o programa foi criado para atender demandas apresentadas diretamente pelos gestores municipais e reafirmou o compromisso do Estado com uma gestão que fortalece as administrações locais.
“Muitas vezes as pessoas olham para um carro ou um equipamento e imaginam que ele tem pouca relevância, mas é justamente ele que permite que muitos serviços públicos aconteçam. Estamos entregando veículos, máquinas e mais de 700 bicicletas elétricas que vão facilitar o trabalho dos agentes de saúde e de diversos servidores municipais”, afirmou.
O governador também ressaltou que Goiás consolidou um modelo de gestão baseado na parceria permanente entre Estado e municípios. Segundo ele, os investimentos chegam diretamente à população por meio de ações que ampliam a capacidade de atendimento das prefeituras.
Entre os equipamentos entregues pela Secretaria de Estado de Relações Institucionais (Serint) estão carros, caminhonetes, caminhões, tratores, motocicletas e micro-ônibus, destinados a fortalecer a infraestrutura municipal. Já a Secretaria de Estado da Saúde (SES) repassou ambulâncias, veículos de apoio, 700 bicicletas elétricas para agentes comunitários, 212 cadeiras de rodas e sete aparelhos de ultrassonografia, ampliando a assistência à população e fortalecendo a Atenção Primária à Saúde.
O secretário de Relações Institucionais, Armando Vergílio, destacou que a iniciativa vai além da assinatura de convênios e representa resultados concretos para os municípios.
“Cada convênio firmado representa uma obra que sai do papel, uma estrada recuperada, um equipamento entregue e mais dignidade chegando à vida das pessoas.”
A atuação municipalista do Governo de Goiás também foi reconhecida pelos representantes das entidades que reúnem os prefeitos goianos. O presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM), Paulo Vitor Avelar, afirmou que a atual gestão transformou convênios em entregas efetivas.
“Hoje o prefeito sai com a chave do carro, com o documento, com a obra e com a ação. Isso demonstra um governo que trabalha de verdade em parceria com os municípios.”
Desde sua criação, em dezembro de 2025, o Programa Goiás do Crescimento e do Empreendedorismo já contabiliza mais de 350 convênios firmados ou em execução e supera R$ 300 milhões em investimentos destinados às cidades goianas. Apenas nas duas primeiras etapas, mais de 260 municípios receberam ambulâncias, caminhões, tratores, veículos utilitários e diversos equipamentos, consolidando o programa como uma das principais iniciativas de fortalecimento da gestão municipal em Goiás.
Com a nova etapa, o Governo de Goiás amplia o alcance da política de cooperação entre Estado e prefeituras, levando mais estrutura, mobilidade e capacidade de atendimento aos municípios e reforçando a estratégia de desenvolvimento regional adotada pela gestão de Daniel Vilela.
Com informações da Redação do Site e Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás


















