Ibaneis amplia vacinação de adolescentes contra Covid para mais comorbidades: serão 5 mil vagas

 

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou a ampliação, de 3 mil para 5 mil, das vagas para vacinação contra Covid-19 de adolescentes de 12 a 17 anos. A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira (3/8).

 

 

Além de jovens com síndrome de Down e autistas, pessoas com deficiência dessa faixa etária poderão receber o imunizante, a partir de quinta-feira (5/8). Também serão abrangidos pela vacinação os adolescentes com doenças neurológicas e esclerose múltipla, por exemplo. O cadastramento será aberto na quarta-feira (4/8), às 14h.

 

Ibaneis adiantou à coluna Grande Angular que a ampliação da campanha de imunização para mais adolescentes foi possível após a Secretaria de Saúde identificar, em cadastramento prévio, procura abaixo do esperado. “Abrimos o cadastro para adolescentes com síndrome de Down e autistas, mas apenas 800 procuraram a Secretaria de Saúde. Agora, vamos fazer essa ação para abranger o máximo possível de jovens com comorbidades”, disse.

 

O coordenador do Comitê de Vacinação contra Covid-19, Divino Valero, afirmou à coluna que, em breve, será divulgada a lista das comorbidades que entram na campanha de imunização dos adolescentes de 12 a 17 anos.

 

“Com essa determinação do governador para a ampliação da vacinação desses jovens, o comitê está preparando o documento com a listagem das deficiências que serão atendidas, o que facilitará o entendimento da população e estará disponível no site da Secretaria de Saúde em algumas horas. O agendamento ocorrerá amanhã e serão disponibilizadas 5 mil vagas”, assinalou.

 

 

A coluna apurou que a prioridade é vacinar os adolescentes com doenças que dificultam rigoroso protocolo das medidas de prevenção da disseminação do novo coronavírus, como o uso de máscara.

 

Os jovens serão imunizados em pontos específicos e por meio de agendamento, para evitar que haja aglomeração e para impedir que os adolescentes precisem aguardar na mesma fila da vacinação por faixa etária – que, atualmente, abrange pessoas a partir de 30 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias