Mais uma igreja deixa a Convenção Batista do Sul por divergência doutrinária

Foto: Reprodução

A decisão da NewSpring Church, comunicada em postagem no site oficial da denominação, acontece após divergências sobre o papel das mulheres no ministério pastoral

Por Patricia Scott 

Está oficializada a saída da NewSpring Church da Convenção Batista do Sul (SBC). A decisão, que foi comunicada em postagem no site oficial da denominação, acontece após divergências sobre o papel das mulheres no ministério pastoral.

“Após oração e reflexão, decidimos nos retirar da participação nacional da SBC. Esta decisão não reflete discordância com os princípios fundamentais da SBC, mas visa preservar a unidade no corpo de Cristo”, afirmou, em comunicado, a liderança da NewSpring. A igreja reiterou seu reconhecimento ao chamado de homens e mulheres para o ministério, mas sublinhou que funções como “ancião, supervisor ou pastor principal” devem ser ocupadas apenas por “homens qualificados”.

O comunicado destacou ainda: “A equipe de liderança e pastores do campus continuará sendo composta por homens qualificados, e continuaremos a capacitar homens e mulheres em seus chamados, mantendo as distinções bíblicas na governança.” Os líderes da NewSpring também enfatizaram que a decisão foi tomada com o objetivo de “preservar a unidade e reafirmar o compromisso com a missão de Cristo”.

Segundo a liderança, a escolha teve como foco “evitar contendas”. Por fim, a igreja concluiu: “Nossa saída da SBC nos permitirá focar no que realmente importa: pregar o Evangelho e ajudar todos a estabelecerem um relacionamento diário com Jesus.” A expectativa é que esse tema continue sendo central nas discussões da SBC, especialmente com a aproximação da votação da emenda constitucional. 

Divergência doutrinária 

Ao longo dos anos, a permanência da NewSpring Church na SBC já vinha sendo debatido por líderes da convenção. Em fevereiro de 2025, o presidente da SBC, Clint Pressley, comentou no X (antigo Twitter): “Entendo que nosso Comitê de Credenciais considerou uma igreja em cooperação amigável que tem uma pastora docente. O comitê precisa reavaliar isso. Nossa declaração de fé é clara quanto às qualificações para um pastor.”

Em junho de 2025, a SBC realizará uma votação em sua Reunião Anual em Dallas, Texas, sobre uma proposta de emenda constitucional que busca proibir formalmente a ordenação de mulheres como pastoras nas igrejas afiliadas. Embora tenha sido aprovada por maioria simples em 2023, a proposta não obteve os dois terços necessários para ratificação.

Para defensores da emenda acreditam, ela trará maior clareza ao Comitê de Credenciais. Em uma declaração conjunta, pastores a favor da proposta disseram: “É evidente que o Comitê de Credenciais precisa do esclarecimento que esta emenda traria. Por isso, apoiamos um esforço renovado para emendar a Constituição da SBC.”

Entretanto, dentro da convenção há resistência. O ex-presidente da SBC, JD Greear, se manifestou contra a proposta, afirmando: “Continuo convictamente contra essa emenda, não pelo seu conteúdo, mas pela tentativa de minar nossos princípios históricos de cooperação.” Ele também alertou que, caso a emenda seja aprovada, isso poderia levar à saída de congregações, especialmente aquelas de perfil minoritário.
Nos últimos anos, a SBC tem enfrentado divisões internas sobre a ordenação de mulheres. Em 2023, a convenção votou pela exclusão da Igreja Saddleback, na Califórnia, uma das maiores da SBC, pelo mesmo motivo.

Com mais de 47 mil igrejas afiliadas e cerca de 13 milhões de membros, a SBC é uma das maiores organizações protestantes dos Estados Unidos. As diversas interpretações de passagens bíblicas como 1 Timóteo 2.12 e Tito 1.6-9 desencadeia a divergência doutrinária. 

Com informações The Christian Post 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias