Fique Atento: Regras do INSS Ficam Mais Rígidas em 2025. Veja o Que Fazer!

Ferramenta do GLOBO projeta quando trabalhador poderá pedir a aposentadoria, com resultado mais acurado do que a simulação do INSS, que não considera o maior rigor das regras no futuro
Ferramenta do GLOBO projeta quando trabalhador poderá pedir a aposentadoria, com resultado mais acurado do que a simulação do INSS, que não considera o maior rigor das regras no futuro — Foto: Arte O Globo

Faltando menos de um mês para o fim do ano, trabalhadores que planejam se aposentar em 2025 devem estar atentos às mudanças nas regras do INSS. A Reforma da Previdência, aprovada em 2019, estabeleceu regras de transição que se tornam mais rígidas anualmente. Em 2025, a idade mínima para aposentadoria aumentará, assim como o sistema de pontos, que combina tempo de contribuição com idade. Para as mulheres, serão exigidos 92 pontos e para os homens, 102 pontos.

A calculadora do GLOBO permite que os trabalhadores verifiquem qual é a melhor opção de aposentadoria, considerando o ano em que começaram a trabalhar, sua idade atual e gênero. O sistema de pontos, que começou com 86 pontos para mulheres e 96 para homens, avança um ponto por ano. Além disso, é necessário ter contribuído por pelo menos 30 anos para mulheres e 35 anos para homens. A ferramenta também projeta as exigências futuras, considerando a escalada das regras.

Outra regra que sofrerá alterações em 2025 é a da idade mínima progressiva, que aumenta seis meses a cada ano. Em 2025, a idade mínima será de 59 anos para mulheres e 64 anos para homens. A cada ano, essa exigência continuará a subir até atingir 62 anos para mulheres em 2031 e 65 anos para homens em 2027. Além disso, há regras específicas para quem já tem mais de 60 anos (homens) ou 57 anos (mulheres), como o pedágio de 100% sobre o tempo de contribuição.

A calculadora do GLOBO também oferece simulações para servidores públicos e professores, que têm regras diferentes. Por exemplo, uma professora de 45 anos que começou a trabalhar aos 24 poderá se aposentar em 2036, recebendo 96% do benefício total. Para os servidores, a ferramenta mostra que uma servidora de 35 anos, que entrou no serviço público em 2010, poderá se aposentar em 2049, aos 60 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias