segunda-feira, janeiro 20

Fique Atento: Regras do INSS Ficam Mais Rígidas em 2025. Veja o Que Fazer!

Ferramenta do GLOBO projeta quando trabalhador poderá pedir a aposentadoria, com resultado mais acurado do que a simulação do INSS, que não considera o maior rigor das regras no futuro
Ferramenta do GLOBO projeta quando trabalhador poderá pedir a aposentadoria, com resultado mais acurado do que a simulação do INSS, que não considera o maior rigor das regras no futuro — Foto: Arte O Globo

Faltando menos de um mês para o fim do ano, trabalhadores que planejam se aposentar em 2025 devem estar atentos às mudanças nas regras do INSS. A Reforma da Previdência, aprovada em 2019, estabeleceu regras de transição que se tornam mais rígidas anualmente. Em 2025, a idade mínima para aposentadoria aumentará, assim como o sistema de pontos, que combina tempo de contribuição com idade. Para as mulheres, serão exigidos 92 pontos e para os homens, 102 pontos.

A calculadora do GLOBO permite que os trabalhadores verifiquem qual é a melhor opção de aposentadoria, considerando o ano em que começaram a trabalhar, sua idade atual e gênero. O sistema de pontos, que começou com 86 pontos para mulheres e 96 para homens, avança um ponto por ano. Além disso, é necessário ter contribuído por pelo menos 30 anos para mulheres e 35 anos para homens. A ferramenta também projeta as exigências futuras, considerando a escalada das regras.

Outra regra que sofrerá alterações em 2025 é a da idade mínima progressiva, que aumenta seis meses a cada ano. Em 2025, a idade mínima será de 59 anos para mulheres e 64 anos para homens. A cada ano, essa exigência continuará a subir até atingir 62 anos para mulheres em 2031 e 65 anos para homens em 2027. Além disso, há regras específicas para quem já tem mais de 60 anos (homens) ou 57 anos (mulheres), como o pedágio de 100% sobre o tempo de contribuição.

A calculadora do GLOBO também oferece simulações para servidores públicos e professores, que têm regras diferentes. Por exemplo, uma professora de 45 anos que começou a trabalhar aos 24 poderá se aposentar em 2036, recebendo 96% do benefício total. Para os servidores, a ferramenta mostra que uma servidora de 35 anos, que entrou no serviço público em 2010, poderá se aposentar em 2049, aos 60 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *