Uber fecha acordo sobre medidas de emergência para passageiros

A Uber e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) assinaram, nesta terça-feira (13), um Termo de Cooperação Técnica. Com o acordo, as informações em casos de emergência serão repassadas ao Centro Integrado de Operação de Segurança (Ciops) em tempo real.

Esta é a primeira iniciativa do tipo na região Norte. O botão “Ligar para a Polícia” do aplicativo será integrado ao Ciops. O órgão reúne todas as instituições que atendem a emergências, por meio do 190.

Segundo o general Carlos Alberto Mansur, secretário de segurança pública do estado, o atendente da emergência vai receber todos os dados da viagem. Com a geolocalização, quem originar a chamada não precisa verbalizar essa informação.

A parceria era planejada desde 2022. Para a Uber, o compartilhamento desses dados com as autoridades em situação de emergência preserva segundos preciosos durante a ocorrência. Assim, é um modo da tecnologia da empresa ajudar as forças de segurança.

A parceria entre a Uber e a SSP-AM vai agilizar o atendimento às emergências envolvendo veículos parceiros.

O Ciops saberá, ainda, placa, marca, modelo e cor do veículo, nomes do motorista e usuário, e telefones. O órgão recebe as informações pela tecnologia RapidSOS, que liga dados críticos ao serviço de emergência local. A ferramenta já é usada no Rio de Janeiro e no Maranhão.

A Uber pretende expandir a integração para todo o Brasil, firmando os acordos com as autoridades de cada estado. O serviço já funciona em mais de 1,2 mil cidades pelos Estados Unidos e em vários estados e províncias do México, África do Sul e Canadá.

Com informações: Jornal Infocruzeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias