Poços permitem manutenção na rede de drenagem do Túnel de Taguatinga

A complexidade do Túnel de Taguatinga ultrapassa o alcance dos olhos. Por baixo de faixas de rolamentos, estruturas de sustentação e materiais de acabamento, um robusto sistema de drenagem vai garantir o escoamento das águas pluviais. A manutenção da rede subterrânea, composta por grandes manilhas de concreto, será feita por meio de poços de visitação.

Câmaras de concreto armado terão a entrada resguardada por uma tampa produzida no próprio canteiro de obras do Túnel de Taguatinga | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Ao longo de toda a extensão do túnel, 81 câmaras de concreto armado permitirão  visitas técnicas de profissionais especializados que precisam cuidar, de forma preventiva ou corretiva, das tubulações. Quase todos os poços estão prontos – o último deles, localizado próximo à Avenida Samdu, encontra-se em processo de construção.

“Cada um desses compartimentos tem 9 m², com altura que varia de 2,5 m a 5 m”, conta Antônio Carlos Ribeiro Silva, engenheiro civil da Secretaria de Obras e Infraestrutura. “O acesso aos poços é feito por uma abertura na superfície com 72 cm de diâmetro, munida de escada”.

A entrada das câmaras é resguardada por uma tampa de concreto produzida no próprio canteiro de obras do Túnel de Taguatinga. Com uma trena nas mãos, o pedreiro João de Deus mede várias vezes cada uma das formas usadas para confeccionar a proteção. “Se não ficar com a medida certa, a peça não vai encaixar. É trabalho perdido”, explica.

O molde ganha uma armação feita com vergalhões de aço para aumentar a resistência da tampa. E, antes de receber o concreto, é revestido de lona. “Assim, a massa não gruda na forma”, ensina João. Das 81 tampas que precisam ser feitas, 20 já estão prontas. “É um trabalho que exige cuidado, mas é gostoso de fazer”, garante o pedreiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias