
O trabalho desenvolvido pelo Programa Bombeiro Amigo, iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) voltada à promoção da qualidade de vida da população idosa, foi celebrado nesta quinta-feira (25), durante uma emocionante sessão solene realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A homenagem, proposta pelo deputado distrital Roosevelt Vilela, reuniu cerca de 450 idosos, além de autoridades da segurança pública e integrantes da corporação.
Criado para incentivar o envelhecimento ativo, fortalecer vínculos sociais e ampliar o bem-estar da terceira idade, o Programa Bombeiro Amigo tem se consolidado como uma das principais ações sociais desenvolvidas pelo CBMDF, aproximando a corporação da comunidade por meio de atividades de acolhimento, convivência e cidadania.
A solenidade também reconheceu o empenho dos militares que atuam diretamente no projeto e homenageou os idosos atendidos pela iniciativa, que encontraram no programa um espaço de integração, cuidado e valorização.
Compuseram a mesa de autoridades o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Alexandre Patury; o secretário executivo de Relações Institucionais da SSP-DF, Mauro Oliveira; o comandante-geral do CBMDF, coronel Barcelos; o secretário executivo de Proteção e Defesa Civil, coronel Sandro Gomes; e o assessor dos Programas Sociais do CBMDF, tenente-coronel Ferreira.
Autor da homenagem, o deputado Roosevelt Vilela destacou que o Programa Bombeiro Amigo representa um exemplo de como a atuação do Corpo de Bombeiros vai além das operações de resgate e emergência.
“O Programa Bombeiro Amigo constitui uma das mais relevantes iniciativas de caráter social promovidas pela corporação dentro dos quartéis, buscando a valorização, proteção e promoção da qualidade de vida da população idosa do DF”, afirmou o parlamentar.
Roosevelt também ressaltou que a iniciativa demonstra o compromisso permanente da corporação com o fortalecimento da cidadania e da dignidade humana.
“A atuação dos militares envolvidos evidencia o compromisso do CBMDF não apenas com a proteção da vida em situações de emergência, mas também com a promoção do bem-estar social, da cidadania e da dignidade humana”, destacou.
Ao reunir centenas de idosos em um momento de reconhecimento e celebração, a sessão solene reforçou a importância de políticas públicas e programas que incentivem o envelhecimento saudável, o convívio social e o respeito à terceira idade. Mais do que uma homenagem, o evento evidenciou o impacto positivo do Programa Bombeiro Amigo na vida de centenas de famílias do Distrito Federal e o papel social desempenhado pelo Corpo de Bombeiros junto à comunidade.



















