Justiça inocenta Ana Paula Valadão de acusação de homofobia

Foto: Reprodução

A defesa da cantora argumentou que suas palavras foram baseadas em crenças religiosas e que não tinham a intenção de ofender

Por Patricia Scott

A cantora Ana Paula Valadão teve sua condenação anulada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal, relacionada a declarações feitas sobre homossexuais e a AIDS durante um evento em 2016. A decisão reformou a sentença de primeira instância, que a havia condenado a pagar R$ 25 mil por danos morais coletivos.

A defesa de Ana Paula argumentou que suas palavras foram baseadas em crenças religiosas e que não tinham a intenção de ofender. No julgamento do recurso, o desembargador Eustáquio de Castro aceitou a justificativa e ressaltou que o contexto do discurso deveria ser levado em consideração.

Para ele, o eventual excesso estava restrito a “apenas uma frase”, o que não justificaria a condenação. A maioria dos desembargadores seguiu esse entendimento, anulando a sentença de primeira instância.

A Aliança Nacional LGBTI+, responsável pela ação, anunciou que recorrerá ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF). A organização considera a decisão preocupante e espera que os direitos da população LGBTI+ sejam protegidos.

As declarações de Ana Paula Valadão aconteceram durante o congresso “Na Terra Como No Céu” transmitido pela Rede Super de Televisão. Na época, ela afirmou que toda escolha traz uma consequência e que tudo o que é distorcido resulta em efeitos naturais, não sendo uma “praga de Deus”. Para ilustrar, ela afirmou: “Está aí a AIDS, para mostrar que a união sexual entre dois homens causa uma enfermidade que leva à morte, contamina as mulheres e, enfim, não é o ideal de Deus”.

Em abril de 2023, em primeira instância, o juiz Hilmar Castelo Branco Raposo Filho condenou a cantora por “dano moral coletivo”. Isto poque ele entendeu que seu discurso reforçou um preconceito ultrapassado ao associar homossexuais à disseminação do HIV.

Fonte: https://comunhao.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias