GDF entrega 40 novos ônibus da viação Piracicabana e amplia frota no Distrito Federal

Vinte e cinco veículos aumentam a frota e 15 substituem os coletivos antigos; todos vão operar em Planaltina, Sobradinho e Plano Piloto

Por: Geovanna Gravia, da Agência Brasília | Edição: Ígor Silveira

A frota do Distrito Federal se moderniza com a chegada de 40 novos ônibus neste sábado (4). Do total, 25 veículos ampliam a frota existente da empresa Piracicabana e 15 substituem coletivos antigos da viação. Com essa entrega, a companhia já soma 80 novos ônibus incorporados em 2025.

O governador Ibaneis Rocha destacou que Brasília possui hoje a frota mais nova do país e reforçou que a renovação vem acompanhada da ampliação do número de veículos. “Não se trata apenas de trocar os ônibus antigos, mas de aumentar a frota em todas as regiões. A população cresce e precisa ser atendida com qualidade”, afirmou.

Ibaneis Rocha lembrou que, em 2019, as reclamações sobre o transporte público eram frequentes e que o governo adotou medidas para mudar esse cenário. “Renovamos contratos, exigimos a substituição dos veículos e hoje mais de 90% da frota já é nova, equipada com câmeras de segurança e sistemas de telemetria que limitam a velocidade em 80 km/h nas rodovias e 60 km/h dentro das cidades. Isso garante mais segurança e conforto para os passageiros, que é o nosso principal objetivo”, completou.

O governador Ibaneis Rocha destacou que Brasília possui hoje a frota mais nova do país e reforçou que a renovação vem acompanhada da ampliação do número de veículos | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

O governador ainda ressaltou que, além dos passageiros, os profissionais que atuam no transporte também recebem atenção especial. “O Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) deste ano já foi assinado com 9% de reajuste. É o maior reajuste para motoristas e cobradores de ônibus de todo o país”, garantiu.

Ampliação da frota

Os novos veículos vão operar nas regiões de Planaltina, Sobradinho e Plano Piloto, beneficiando milhares de passageiros todos os dias. São 60 coletivos convencionais e 20 micro-ônibus. Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, todos contam com tecnologia Euro 6, que diminui em até 80% a emissão de poluentes; além de benefícios para a segurança dos passageiros, como controle de estabilidade e sistema de torque que evita acelerações inadequadas.

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“Todos os veículos aqui da região norte são menos poluentes. São veículos de tecnologia moderna, parametrizados, seguros e com vidros climatizados que impedem o calor dentro do ônibus. Ou seja, oferecem muito mais conforto e menos impacto ambiental”, garantiu o secretário.

Com a entrega, a viação Piracicabana passa a operar 596 ônibus, atendendo áreas como Arapoanga, Cruzeiro, Fercal, Lago Norte, Plano Piloto, Planaltina, Sudoeste, Sobradinho, Sobradinho II e Varjão.

No total, o sistema de transporte público coletivo do DF soma 3.076 veículos, com idade média de 2,8 anos, reforçando o compromisso do GDF com um transporte moderno e de qualidade para a população.

No total, o sistema de transporte público coletivo do DF soma 3.076 veículos, com idade média de 2,8 anos

“Nós recebemos hoje a notícia de que os últimos ônibus que faltavam para renovar a frota da Marechal já começaram a ser fabricados e estarão prontos até o final do ano. Com isso, completamos 100% da frota renovada”, afirmou Zeno.

Frota mais nova do país

De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), a meta do governo é renovar 3 mil ônibus até o fim de 2025, dos quais 2.831 veículos já foram substituídos. Esse esforço garante que o DF tenha a frota mais nova em todo o país.

Esse trabalho vem sendo feito desde 2019. A renovação contínua é para garantir que os veículos não ultrapassem o prazo de sete anos de circulação (ou 10 anos para articulados e padrons). 

Waldirez Conceição é diarista. Ela mora no Arapoanga e pega ônibus todo dia para o trabalho no Lago Sul. Segundo ela, a diferença entre um ônibus velho e um novo é sentida já nos primeiros minutos de viagem. “No ônibus novo é outra sensação, parece que já está quase chegando. O conforto das cadeiras faz toda a diferença. Quando são novas, a viagem é ótima; quando são velhas, a gente chega todo quebrado no trabalho”, contou a diarista.

A diarista Waldirez Conceição afirma que a diferença entre um ônibus velho e um novo é sentida já nos primeiros minutos de viagem

Segundo o Instituto MDT, do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte, a idade média da frota do DF tem apenas 2,16 anos, a mais nova do país. A efeito comparativo, os ônibus de São Paulo são de 4,6 a 5,7 anos e os de Fortaleza têm 7,49 anos.

Para o rodoviário Marcos Daniel Vieira, os novos ônibus melhoram a rotina de trabalho. “A gente vê os passageiros falando entre si animados. A segurança é demais, o veículo novo é mais estável, muito confortável de conduzir. Os principais pontos positivos são amplitude, segurança, tecnologia, estabilidade e condução”, enumerou o motorista.

Usuário bem cuidado

Além da renovação da frota, este GDF trabalha para trazer conforto aos usuários do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal (STPC-DF). Desde 2019, o Governo do Distrito Federal investiu na malha viária e construiu ou reformou sete rodoviárias em diferentes regiões administrativas, com investimentos que somam mais de R$45 milhões.

O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, destacou a modernidade da frota: “Todos os veículos da região norte são menos poluentes”

Foram entregues os terminais de Sobradinho (2020), Santa Maria (2021), Sol Nascente/Pôr do Sol (2023), Varjão (2024), Itapoã (2024), Gama (2025) e a reforma histórica da rodoviária de Brazlândia (2022), a primeira desde sua inauguração, há mais de cinco décadas. Juntas, essas obras beneficiam mais de 570 mil pessoas. 

Yasmin de Jesus mora na área rural do PAD-DF e diz que os investimentos facilitaram a rotina. “Agora, está muito melhor. Os coletivos vêm equipados com ar-condicionado e cadeiras novas. Antigamente tinha muita poeira na zona rural, agora não tem mais”, comemorou a manicure.

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) iniciou a construção da rodoviária da Estrutural e já lançou o edital para a ampliação do BRT Sul em Santa Maria, reforçando o compromisso do GDF com a mobilidade urbana.

O GDF também vai instalar três mil novos abrigos de ônibus em todas as regiões administrativas até 2026, com investimento previsto de R$ 108 milhões. Nos últimos seis anos e meio, foram construídas 1.676 novas estruturas, sendo 1.297 de concreto e 379 de metal e vidro, além da substituição de 110 paradas apenas em 2024 e manutenção em outras 156.

Além disso, desde 2020, o governo mantém o preço das passagens de ônibus sem reajuste para o usuário e, este ano, foi lançado o programa Vai de Graça, que permite que a população utilize o transporte público de forma gratuita aos domingos e feriados.

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