sexta-feira, abril 18

Norte de Minas destaca a importância do SUS na 5ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Envolvendo a participação de profissionais e lideranças de vários segmentos, Montes Claros encerra nesta sexta-feira, 11/4, a realização da etapa macrorregional da 5ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento visa fortalecer o controle social com a ampliação da participação popular nos territórios para a efetivação das políticas municipais, estadual e nacional voltadas para a saúde dos trabalhadores, como direito humano. 

Na abertura da conferência realizada no dia 9/4, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Montes Claros, Farley Sindeaux Ribeiro, destacou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população, argumentando que a iniciativa “promove a justiça social, com atendimento a todos os segmentos da população de forma gratuita, tendo Montes Claros exercido papel fundamental no seu processo de implementação”.

 O vice-prefeito do município, Otávio Rocha lembrou que Montes Claros desenvolveu projeto de saúde que deu origem ao Sistema Único de Saúde (SUS). Ele pontuou que “o SUS é a maior política pública que o Brasil conseguiu construir, sendo universal e de graça para todos”.

Já a superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, observou que, na atualidade, o tema saúde do trabalhador e da trabalhadora é de grande relevância devido ao crescimento das notificações de enfermidades em vários segmentos profissionais.

“A demanda de adoecimento do nosso trabalhador é crescente e com um aumento considerável de afastamentos. Esse fato vem causando prejuízos para os trabalhadores e, também, onera nosso sistema de saúde. No ano passado, por exemplo, ocorreram cerca de 470 mil afastamentos de trabalhadores e trabalhadoras por problemas com saúde mental no estado, representando um aumento de 70% em relação ao ano de 2021”, disse a superintendente.

Dhyeime Marques pontou ainda sobre a importância das iniciativas relacionadas ao tema. “Não sei se por coincidência, a Conferência Macrorregional está acontecendo em abril, mês dedicado à conscientização e à sensibilização sobre a segurança e a saúde dos trabalhadores, conhecido como Abril Verde”.

A partir de conferências realizadas nos municípios e da Conferência Macrorregional, as lideranças do Norte de Minas vão definir sugestões de propostas de ações e de políticas públicas que serão apresentadas em junho na Conferência Estadual, por delegados que serão escolhidos no encerramento dos debates nesta sexta-feira. Posteriormente as propostas do estado serão apresentadas na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, a ser realizada em Brasília, entre os dias 18 e 21 de agosto.

Por: Pedro Ricardo / Foto: Ascom – Prefeitura de Montes Claros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *