Motoristas C, D e E têm até 30/5 para realizarem exame toxicológico

Imagem colorida de vários caminhões - Metrópoles
Fabio Teixeria/Anadolu Agency/Getty Images

O prazo para a realização do exame toxicológico obrigatório para motoristas das categorias C, D e E está próximo do fim. Com o vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre julho e dezembro, esses condutores têm apenas até esta quinta-feira (30/5) para realizar o teste e regularizar a situação.

De acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), quase 3,3 milhões de motoristas das categorias exigidas ainda não realizaram o exame obrigatório.

A partir de 31 de maio, os motoristas que não atenderem à regulação poderão ser automaticamente multados pelos sistemas eletrônicos dos Departamentos de Trânsito (Detrans) estaduais e do Distrito Federal.

A Senatran criou uma página exclusiva para que os condutores consultem se precisam ou não fazer o teste.

Pontos na carteira e multa

A não realização do exame toxicológico é classificada como uma infração gravíssima. Motoristas que descumprirem essa obrigação estão sujeitos a uma multa de R$ 1.467,35 e a perda de sete pontos na CNH.Play Video

A Senatran destaca que a verificação do cumprimento dos prazos será feita pelos sistemas eletrônicos dos Detrans estaduais e do Distrito Federal, que têm a responsabilidade de aplicar as penalidades a partir do fim do período regulamentar estabelecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias