Dia do Nutricionista é celebrado na CLDF

Homenagem na Câmara Legislativa destacou importância da categoria que atua tanto na saúde como na educação, com o fornecimento de refeições

Homenagem na Câmara Legislativa destacou importância da categoria que atua tanto na saúde como na educação, com o fornecimento de refeições

Foi realizada na manhã desta terça-feira uma sessão solene em comemoração ao Dia do Nutricionista, celebrado anualmente em 31 de agosto. A solenidade, proposta pelo deputado Jorge Vianna (PSD), contou com a presença de diversos profissionais da área e foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Distrital. 

Conforme o parlamentar, a data, além de comemorar a profissão, também serve para repensar a presença dos nutricionistas na rede pública de saúde. “Se a gente não tiver nutricionistas na atenção primária a gente vai enxugar gelo, como fazer saúde sem educação alimentar? Se a gente começar a pensar em saúde nas políticas transversais, nas categorias que são esquecidas, mas que têm importância e nós sabemos disso, a gente consegue mudar o quadro. A saúde não se resolve só colocando o médico para atender..”  

A nutricionista da Secretaria de Educação, Monique Neves e gestora do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) explicou como o Programa funciona e o papel dos nutricionistas dentro dele. “Tem como objetivo não só o fornecimento de refeições diárias no período letivo, mas também a educação alimentar e nutricional. O nutricionista tem papel fundamental no programa, desde o processo de execução dos contratos, até o atendimento ao aluno e implementação do cardápio. Atualmente são oferecidas por volta de 600 mil refeições por dia.”
 


Para a nutricionista e professora da faculdade Unip, Bruna Nascimento, essa área da saúde, assim como as outras, também requer estudos e atualizações constantes. “A nutrição é uma ciência dinâmica, então coisas que a gente aprendeu anos atrás se atualiza e surgem novas verdades. Isso não para, a gente não para de aprender, de estudar e de buscar novos conhecimentos.”

A primeira secretária da Associação Brasileira de Nutrição, Glaucia Medeiros, contou como a Abran contribui para a sociedade. “Com muitos esforços houve reconhecimento da nossa categoria, dos cursos e também construído o sistema de conselhos e nossa profissão foi regulamentada. A Abran está presente no Brasil com várias filiadas, em prol do desenvolvimento científico da categoria e colabora com o poder público e universidades no sentido de aprimorar a qualidade do ensino de nutrição. 

A nutricionista reforçou ainda o papel da categoria no combate à fome no país. “Já voltamos ao mapa da fome e é importante para nós, nutricionistas repensarmos a alimentação e nutrição do brasileiro de tal forma que se faça cumprir a garantia da lei de acesso ao alimento adequado e saudável a cada cidadão brasileiro.”
 



A gerente de serviços de nutrição da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Carolina Rebelo Gama, relatou que a quantidade de profissionais para atender o Distrito Federal é pequena e frisou que os nutricionistas atuam nas mais diversas áreas.

“Atualmente são 356 nutricionistas na rede de saúde do Distrito Federal, para atender uma população de quase 4 milhões de pessoas. Mesmo assim os nutricionistas são muito empenhados em entregar o melhor à população. São diferentes serviços, na atenção primária à saúde, na atenção ambulatorial secundária, na atenção hospitalar, na atenção domiciliar, nos bancos de leite humano e também em atividades de gestão em saúde.”

Ao fim da sessão solene, foram entregues moções de louvor aos profissionais pelos relevantes serviços prestados ao Distrito Federal.

Isabella Almeida – Agência CLDF (Estagiária)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias