O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) entregou, na quarta-feira (14), uma retroescavadeira para a Cooperativa de Material Reciclável do Sudoeste Goiano, Coop-Recicla, localizada no município de Rio Verde. Atualmente, a Cooperativa possui 75 famílias entre os cooperados e faz a reciclagem de aproximadamente 210 toneladas de materiais por mês. A cooperativa se tornou uma boa alternativa para as pessoas que viviam catando materiais recicláveis nas ruas da cidade.
Para Vanderlan, o sistema de cooperativismo na reciclagem é muito importante para os municípios, pois além de cumprir um papel social, dando mais dignidade aos catadores de recicláveis, também tem um papel ambiental, ao retirar da natureza diversos materiais que prejudicam o meio ambiente. “A retroescavadeira vai dar mais agilidade ao trabalho dos cooperados e eles vão poder reciclar muito mais. Sou um admirador deste segmento e tenho trabalhado junto com o Sistema OCB nacional para beneficiar os trabalhadores que atuam no ramo do cooperativismo e, em especial, da reciclagem. E só coloco recursos de nossas emendas no que acredito, então, a Coop-Recicla é exemplo para Rio Verde e toda região”, disse o senador.
O presidente da Coop-Recicla, Divino Teles, explicou que a máquina será usada na transferência de material reciclado que chega ao galpão e que hoje é feito manualmente pelos cooperados. “A doação do senador Vanderlan vai ajudar a cooperativa a prestar serviço de forma mais profissional ao município de Rio Verde, além de melhorar as condições de trabalho dentro da Coop. Sem dúvida, essa retroescavadeira vai dar mais dignidade para o catador, que sofre para empurrar o material manualmente. A gente descarrega, por dia, 20 caminhões de material reciclado na cooperativa”, explicou.
Divino também destacou a importância do poder público, nesse caso representado pelo Senado Federal, olhar com uma atenção especial para o cooperativismo de reciclagem. Ele destacou a importância do setor para o País. “O cooperativismo de reciclagem tem um papel muito importante para o País, com a geração de emprego e o retorno da dignidade para famílias que vivem de catar materiais recicláveis. Por isso é fundamental essas parcerias que temos com a classe política de forma geral. E o senador Vanderlan tem se mostrado um grande parceiro do cooperativismo no Brasil, com muito trabalho prestado”, disse.
Ao todo, desde o início de seu mandato, Vanderlan já destinou aproximadamente R$12 milhões de reais ao município e instituições de Rio Verde. O senador tem atendido entidades ligadas à Saúde, Educação e geração de emprego e renda, se posicionando como um dos principais parlamentares a serviço do município, e de todo o estado de Goiás.