Chuva em Brasília? Manhã de 6ª tem aumento de umidade e céu nublado

Foto colorida de neu nublado na região central de Brasília

O céu de Brasília amanheceu nublado e com nuvens carregadas nesta sexta-feira (2/8), e os moradores do Distrito Federal já voltaram a sonhar com a tão aguardada chuva nos limites do quadradinho.

A previsão do tempo, no entanto, é de sol, céu aberto e calor durante a tarde, e altas temperaturas no primeiro fim de semana de agosto.

Apesar de secura ter dado uma trégua após este período de mais de 100 dias sem chuva – com certos pontos do DF apresentando umidade relativa do ar de até 90% -, o nevoeiro desta manhã não traz indicativos de chuva.

O fenômeno, de acordo com a especialista Andrea Ramos, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na verdade pode ser explicado pela alta circulação das massas de ar quentes e frias.

“Por conta da alta amplitude térmica, nós temos essa circulação de massas de ar de alta e baixa pressão, que acabam causando essa nebulosidade. E associada com rajadas de ar frio um pouco mais fortes e uma umidade maior em relaçã aos últimos dias, realmente dá esta impressão de que possa ser chuva”, explica a meteorologista.

A expectativa para o fim de semana é de céu aberto, com temperaturas variando entre 14ºC e 28ºC, com possibilidade dos termômetros marcarem até 30ºC no domingo.

101 dias sem chuvas

Brasília completou 100 dias sem chuva nessa quinta-feira (1º/8). Apesar da manhã atípica de sexta-feira (2), quem sonha com o fim do nariz irritado, da boca seca e da sede descomunal típicos deste período deve exercitar a virtude da paciência, já que a previsão é que a umidade siga baixa no Distrito Federal até pelos menos o fim de setembro.

Além disso, o Inmet alerta para os aviso de baixa umidade no DF, que pode chegar à níveis abaixo de 12% – considerado crítico pela Organização Mundial de Saúde – durante os dias mais quentes de agosto e setembro.

Entre as recomendações do instituto para o período das secas, estão beber bastante líquidos, evitar a exposição ao sol durante os períodos mais quentes do dia e atenção redobrada às doenças respiratórias, como sinusite e rinite.

Fonte: Metropoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias