Distrito Federal anuncia expansão do metrô com novas estações em Samambaia

EV

Expansão do metrô em Samambaia promete reduzir tempo de deslocamento e melhorar mobilidade no DF

A ampliação do metrô no Distrito Federal promete trazer benefícios significativos para os moradores de Samambaia e outras regiões atendidas pela rede. Com financiamento de R$ 444,5 milhões aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), como parte do projeto Novo PAC, o trecho do metrô será expandido em 3,6 quilômetros, incluindo duas novas estações e melhorias na infraestrutura de acessibilidade.

Atualmente, a estagiária de comunicação Yasmin Lara Orilio Moreira, de 16 anos, leva cerca de uma hora para se deslocar do terminal de Samambaia até a estação 114 Sul. Com a expansão, esse trajeto será reduzido para aproximadamente 40 minutos. Yasmin está otimista com a mudança, mas ressalta a necessidade de medidas complementares, como o aumento do número de vagões.

“Com a ampliação, acredito que os trens ficarão mais lotados. Caso não tenha um aumento de trens no sentido Samambaia, é provável que aconteça superlotação diária. Fora isso, a mudança deve facilitar meu retorno para casa de ônibus”, afirma Yasmin.

A expansão será realizada em uma via semienterrada e contará com duas novas estações, localizadas próximas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e ao Centro Olímpico. O projeto também inclui a construção de três viadutos com passagem para pedestres e quatro novas passarelas, promovendo maior acessibilidade.

Segundo Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, o projeto vai além da mobilidade urbana. “A expansão do metrô eleva a oferta de transporte sobre trilhos, reduz congestionamentos, tempo de deslocamento, acidentes e emissões de poluentes, com uma redução estimada de 7,8 mil toneladas de CO2 por ano. É uma melhoria na qualidade de vida da população do DF, compromisso do governo do presidente Lula”, afirmou em nota.

Com a ampliação, o metrô do DF, que atualmente transporta 160 mil passageiros por dia, passará a atender cerca de 9.840 usuários adicionais diariamente. A expectativa é que o projeto contribua para a diminuição dos desafios de mobilidade e garanta mais eficiência no transporte público da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias