Presença da Adasa reforça diálogo no Conexões Saneamento 2025

Nesta terça-feira (26/08), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) marcou presença no Conexões Saneamento 2025, evento promovido pela Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON SINDCON) em Brasília. O encontro reúne lideranças do setor, especialistas e parlamentares para discutir desafios e oportunidades na infraestrutura de saneamento no Brasil.

O diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, acompanhou a programação ao lado do diretor Vinicius Benevides, que também preside a Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR) e participou como painelista no debate de abertura do evento.

No painel “Transformando a infraestrutura brasileira: Inovações e parcerias estratégicas”, moderado pelo diretor de jornalismo da CNN Brasil, Daniel Rittner, Benevides esteve ao lado do presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Luís Antônio Almeida; do diretor jurídico do BNDES, Walter Baére Filho; e da especialista em infraestrutura e energia do Itaú BBA, Manuela Carmona.

Durante sua participação, Vinícius Benevides destacou a importância da autonomia e da harmonização regulatória no Brasil. “A regulação é essencial para garantir segurança jurídica e transparência no setor de saneamento. Precisamos de agências com autonomia para aplicar tarifas, fiscalizar com eficiência e atrair investimentos de longo prazo. A relação entre agência reguladora e regulado deve ser baseada em respeito mútuo, como um casamento de longa duração”, ressaltou.

Em complemento, Luís Antônio Almeida reforçou como a Caesb se organiza para atender às exigências regulatórias e às necessidades da população. “Aqui no DF, já superamos as metas do Marco Legal do Saneamento, atingindo a universalização da água e um índice de 95% de cobertura de esgoto. Para os próximos cinco anos, planejamos investimentos estratégicos para aumentar a produção e o armazenamento de água, garantindo segurança hídrica mesmo em períodos de escassez. Nosso sistema de reúso de água é um dos maiores do país, e a produção instalada da Caesb tem atendido à demanda da cidade, neste momento, com folga de aproximadamente 30%. Além disso, a outorga permite produção ainda maior, chegando a 17 mil litros por segundo, oferecendo segurança mesmo diante de eventos climáticos extremos”, compartilhou.

Almeida ressaltou também a importância do trabalho desempenhado pela Adasa para o sucesso dos projetos da companhia. “A colaboração com as agências é fundamental, pois nos proporciona transparência, equilíbrio regulatório e suporte para implementar nossos projetos de forma sustentável e eficiente”, concluiu.

A participação da Adasa no evento reforça o compromisso da autarquia em contribuir para o avanço do saneamento no país, com foco na regulação moderna, transparente e voltada à promoção da qualidade de vida da população. 

Para o diretor-presidente da Agência, o espaço de diálogo é essencial para construir soluções conjuntas. “Debates como este são fundamentais para aproximar diferentes atores do setor. A Adasa traz sua expertise técnica e sua experiência prática para enriquecer as discussões e colaborar com a formulação de políticas públicas capazes de atender aos desafios atuais e futuros do saneamento”, arrematou Raimundo Ribeiro.

WhatsApp Image 2025 08 26 at 16.42.32

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias