Goiás avança e se torna referência nacional em inovação e saúde digital

Prontuário Eletrônico da SES

Meu PEP facilita acesso ao histórico clínico do cidadão, reunindo atendimentos, exames, vacinas e medicamentos em uma única plataforma digital da SES-GO (Foto: Iron Braz)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) consolidou-se como referência nacional em saúde digital ao implementar um ecossistema integrado de mais de 60 produtos de Business Intelligence (BI), Inteligência Artificial (IA) e Data Science que estão transformando o acesso à saúde pública no estado.

Os avanços tecnológicos resultaram em 10 prêmios nacionais conquistados entre 2023 e 2025, incluindo quatro primeiros lugares apenas em 2025, comprovando a excelência das soluções desenvolvidas.

“Transformamos dados em cuidado e tecnologia em vidas salvas. Com mais de 60 soluções tecnológicas e impacto direto na vida de milhões de goianos, provamos que é possível usar tecnologia para humanizar”, destaca o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos.

Prontuário Eletrônico do Paciente

O destaque principal é o Prontuário Eletrônico do Paciente (Meu PEP), que facilitou o acesso à informação de saúde ao permitir que cada cidadão goiano consulte instantaneamente seu histórico completo de saúde, incluindo atendimentos, exames, medicamentos e vacinas.

A solução conquistou quatro premiações em 2025, incluindo o Prêmio Excelência da Saúde do Grupo Mídia e o 1º lugar no Prêmio CIO Public Sectors.

Na área de inteligência artificial, Goiás inova com soluções que salvam vidas desde o primeiro dia. A Classificação de Atenção ao Recém-Nascido utiliza dezenas de variáveis e padrões históricos para determinar o nível de atenção necessário para cada bebê em uma escala de 0 a 100, priorizando atendimentos baseados em risco real.

A tecnologia conquistou múltiplos reconhecimentos, incluindo o 1º lugar por votação popular na categoria Inteligência Artificial do Prêmio Conexão Inovação Pública 2025.

O estado também se destaca na democratização do conhecimento científico com a SUSi, assistente virtual baseada em Inteligência Artificial que responde perguntas sobre saúde com precisão científica e linguagem acessível, utilizando todos os artigos da Revista da Escola de Saúde de Goiás.

A solução conquistou o 1º lugar como Melhor Solução de Governo Digital usando IA em 2024 pela ABEP-TIC.

Gestão

Para gestores, Goiás desenvolveu ferramentas estratégicas como o Saudego 360°, plataforma analítica que unifica mais de 100 indicadores de saúde com recursos de busca semântica inteligente e IA integrada.

E o Imuniza Goiás, que monitora 16 imunobiológicos para mais de 800 mil crianças em todo o estado, alcançando 96% de adesão municipal e contribuindo significativamente para a melhoria dos índices de cobertura vacinal.

“A mais recente inovação é o projeto Omnichannel, que integra todos os canais de atendimento da SES-GO, tanto presenciais, quanto digitais e telefônicos, permitindo que o cidadão transite entre eles com fluidez e sem perda de informação”, explica a superintendente de Tecnologia, Inovação e Saúde Digital da SES, Luiselena Luna.

O Canal Saúde, primeira ação prática desta estratégia, utiliza WhatsApp, telefone (155) e outros canais para enviar mensagens diretas sobre andamento de consultas, alertas de vacinação e informações relevantes de saúde pública.

Goiás também se tornou pioneiro nacional em interoperabilidade ao ser o primeiro órgão do executivo brasileiro a ter um guia de implementação oficial registrado no HL7 para o padrão FHIR (Fast Healthcare Interoperability Resources), fortalecendo a padronização da informação em saúde no estado.

Todas as soluções estão disponíveis no portal inovacao.saude.go.gov.br, consolidando Goiás como modelo de transformação digital para o SUS brasileiro.

 Secretaria da Saúde – Governo de Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias