TSE inicia Teste Público de Segurança da Urna 2025 a menos de um ano das eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dá início, nesta segunda-feira (1º/12), à 8ª edição do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais, conhecido como Teste da Urna 2025. A cerca de um ano do pleito de 2026, especialistas começam a executar os 38 planos de testes aprovados pela Comissão Reguladora, em uma etapa considerada fundamental para reforçar a confiança no sistema eletrônico de votação.

O primeiro turno das Eleições 2026 será realizado em 4 de outubro, e o eventual segundo turno ocorrerá em 25 de outubro. Segundo o TSE, o teste tem o objetivo de aprimorar a transparência, a segurança e a auditabilidade da captação e apuração dos votos, contribuindo para o contínuo aperfeiçoamento do processo eleitoral brasileiro.

A edição deste ano avalia os sistemas que serão usados pela Justiça Eleitoral em 2026, incluindo o Gerenciador de Dados, Aplicativos e Interface com a Urna (Gedai-UE), o Software de Carga, o Software de Votação, o Sistema de Apuração e o Kit JE-Connect. O procedimento é acompanhado por observadores acadêmicos, integrantes da imprensa e demais credenciados.

As atividades desta segunda serão realizadas das 13h às 18h. Nos dias seguintes, a programação seguirá das 9h às 18h, com encerramento previsto para sexta-feira (5), às 17h, no Auditório II do TSE.

Os testes acontecem em ambiente reservado no 3º andar do edifício-sede, equipado com computadores, urnas, impressoras e ferramentas específicas, com acesso controlado e monitoramento por câmeras. A estrutura foi preparada para oferecer total suporte aos participantes durante o desenvolvimento de cada plano de análise.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias