CLDF dá posse aos parlamentares que comandarão a Casa até 2022

 

A Mesa Diretora que estará à frente dos trabalhos da Câmara Legislativo no biênio 2021-2022 foi empossada nesta sexta-feira (1º) em solenidade “híbrida”, com parte dos parlamentares e convidados no plenário e outros participando por meio de videoconferência. A sessão de posse dos membros titulares e suplentes, do corregedor e ouvidor da CLDF, foi presidida inicialmente pelo vice-presidente, deputado Delmasso (Republicanos), e contou com a presença do governador Ibaneis Rocha e de representantes dos vários poderes, como de secretários do GDF, administradores regionais, presidentes de empresas públicas, dirigentes de entidades religiosas e empresariais.

 

Após a execução virtual do Hino Nacional pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro – sob a regência do Maestro Claudio Cohen, que esteve presente à cerimônia –, o primeiro secretário da CLDF, Iolando Almeida (PSC), leu o termo de posse do presidente Rafael Prudente (PMDB) e do vice, deputado Delmasso, que foram reeleitos, juntamente com o próprio Iolando e o deputado Robério Negreiros (PSD), segundo secretário. O deputado Reginaldo Sardinha (Avante) foi empossado como titular da Terceira Secretaria. E ainda, o deputado Fernando Fernandes (Pros), na Ouvidoria, e o deputado Hermeto (MDB) para o cargo de corregedor. Como suplentes, tomaram posse os deputados Jorge Vianna (Podemos), do primeiro secretário; deputado Agaciel Maia (PL), do segundo; e deputado Hermeto (MDB), do terceiro.

 

Além de autoridades, como o deputado federal Júlio Cesar (Republicanos) e o desembargador Sebastião Coelho, e dos representantes de diversas entidades, familiares dos parlamentares também acompanharam a cerimônia. Entre eles, o ex-deputado distrital Leonardo Prudente pai do atual presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente, que já ocupou o mesmo cargo do filho na CLDF. Após as formalidades da posse, Rafael Prudente foi o primeiro a discursar. Em seguida, foi ouvido o pronunciamento do governador. Depois, os agradecimentos dos parlamentares empossados (leia abaixo). A palavra também foi facultada aos demais distritais e autoridades presentes

 

Entre os vários agradecimentos feitos, o reeleito vice-presidente da CLDF, deputado Delmasso (Republicanos), agradeceu “a oportunidade de voltar a trabalhar junto na Mesa Diretora”. “Quando assumimos, há dois anos, a Câmara Legislativa era uma das Casas mais atrasadas e hoje é considerada uma das mais avançadas, do ponto de vista de inovação e tecnologia”, apontou. Entre as medidas implantadas em sua gestão, o distrital destacou o trabalho realizado para obter superávit no CLDF Saúde (Fascal). “Os próximos dois anos também serão de muito trabalho, continuaremos implantando inovações”, adiantou.

 

Além disso, o parlamentar fez questão de elogiar o papel da oposição no Legislativo: “Toda oposição nos ajuda a crescer e a melhorar, os debates são feitos para melhoria da qualidade de vida da população do DF”.

 

O deputado Iolando Almeida (PSC), reconduzido para o cargo de primeiro-secretário da Mesa Diretora, falou da “alegria de ver tantos projetos apresentados que fazem diferença para a população do DF”. “Estamos procurando fazer um trabalho justo, honesto e claro. Desejo que possamos fazer a diferença e o melhor nesse próximo biênio”, concluiu.

 

Reeleito para a segunda-secretaria, o deputado Robério Negreiros (PSD) disse que “a responsabilidade aumenta muito em função da reeleição”: “Darei o meu melhor e corrigirei eventuais falhas”. O parlamentar aproveitou para desejar “um ano melhor para a população, com a retomada da economia e a geração de empregos”.

 

Novidade na Mesa Diretora, o terceiro-secretário eleito para 2021-2022, Reginaldo Sardinha (Avante), ressaltou que “ter tido a unanimidade dos 24 votos da Casa aumenta muito a responsabilidade”. O distrital adiantou algumas metas para os dois próximos anos: “Quero aproximar as comissões permanentes, para dar mais agilidade e obedecer os prazos regimentais; pretendemos também abrir a Escola do Legislativo (Elegis) para a população do DF”.

 

Em seu discurso, Sardinha também falou do orgulho por ter estado à frente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nos dois últimos anos. Segundo ele, foram 42 reuniões, em que foram apreciadas 1,5 mil proposições. “No período, apenas sete leis foram declaradas inconstitucionais”, comemorou.

 

Corregedoria

 

O corregedor Hermeto (MDB) elogiou a condução dos trabalhos da Mesa Diretora no último biênio: “A população ganha com a continuidade”. Para a corregedoria, o distrital prometeu “imparcialidade e transparência”. “Que eu possa ter a serenidade e a humildade de fazer as coisas segundo a legalidade”, completou.

 

Ouvidoria

 

O deputado Delegado Fernando Fernandes (Pros), eleito para comandar a ouvidoria, ressaltou a gratidão “pela confiança depositada”: “Farei o possível para honrar o voto de confiança, dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo ex-ouvidor e trazer um pouco da experiência da Polícia Civil”.

 

As fotos das sessão de posse estão disponíveis para download no Flickr da Câmara Legislativa

 

Denise Caputo e Marco Túlio Alencar

Foto: Silvio Abdon/CLDF

Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias