quarta-feira, dezembro 11

De autoria do deputado Iolando, PL institui “Abrigo Amigo” oferecerá companhia e segurança a mulheres em pontos de ônibus no DF

De autoria do deputado Iolando, PL institui “Abrigo Amigo” oferecerá companhia e segurança a mulheres em pontos de ônibus no DF

Por: Samuel Barbosa

O deputado Iolando (MDB) protocolou na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) um Projeto de Lei (PL) que institui o programa “Abrigo Amigo” no Distrito Federal. O objetivo é de oferecer assistência e companhia a pessoas que aguardam transporte público nos pontos de ônibus, especialmente durante o período noturno, visando garantir a segurança e o bem estar dos cidadãos. 

O programa consiste na instalação de totens equipados com tecnologia de comunicação em pontos estratégicos de ônibus do Distrito Federal, os quais permitirão a interação em tempo real entre os usuários e atendentes treinados, oferecendo suporte e companhia durante a espera do transporte público. 

Os totens terão equipamentos como: câmera noturna, microfone e conexão com internet que podem ser acionados para realizar uma ligação de vídeo em tempo real e, assim, diminuir a vulnerabilidade até que o ônibus chegue. Os equipamentos serão instalados em pontos de ônibus selecionados com base em critérios de demanda e segurança, conforme determinado pelos órgãos competentes do governo do Distrito Federal. O horário de funcionamento do programa “Abrigo Amigo” será das 20h às 5h e durante o dia funciona normalmente como um espaço de anúncios. 

Ainda de acordo com o PL, os atendentes do programa “Abrigo Amigo” serão capacitados para oferecer assistência e companhia aos usuários, inclusive, aos com deficiência auditiva, além de estarem aptos a acionar os órgãos de segurança pública em caso de emergência. 

Outras cidades 

O Projeto Abrigo Amigo vem expandindo pontos de atendimento em algumas cidades do Brasil. A iniciativa já chegou a 80 abrigos nas cidades de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro com totens que interagem com as pessoas. Este projeto de lei visa ampliar e formalizar a iniciativa bem-sucedida do programa “Abrigo Amigo”, que tem demonstrado ser uma medida eficaz para aumentar a segurança da população, especialmente, das mulheres nos pontos de ônibus. Por isso, propomos oportunizar essa tecnologia afim de permitir que estas mulheres sejam vistas e ouvidas durante esse período de vulnerabilidade e, assim consigamos inibir ações criminosas, fazendo com que estas se sintam mais seguras. 

Para o Distrito Federal a implantação deste projeto é fundamental e contribui para a construção de uma cidade mais inclusiva e segura para todos.

Fonte: anoticiacerta.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *