Igrejas cristãs do Rio Grande do Sul estão se movimentando para levar ajuda humanitária e espiritual para as vítimas das enchentes que atingem 265 cidades. Nesta sexta-feira (3), a Defesa Civil gaúcha anunciou que já são 24 mil pessoas desalojadas, 8,1 mil enviadas para abrigos, mais de 351 mil afetados, 74 feridos, 68 desaparecidos e 39 óbitos confirmados.
A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) iniciou um trabalho para auxiliar a população sofrida, entregando alimentos, oferecendo a lavagem de roupas e prestando atendimento psicossocial.
Com o nome de Carreta Solidária, a ação da ADRA conta com um veículo que ficará estacionado em Novo Hamburgo para atender a região. O automóvel pode ser deslocado para onde for necessário, com capacidade para fazer 1,5 mil refeições por dia, além de lavar e secar 105 quilos de roupa por turno.
A Igreja Assembleia de Deus de Canoas também se organizou em uma campanha solidária, abrindo suas portas para receber famílias que foram estão desalojadas ou desabrigadas.
A Assembleia de Porto Alegre disponibilizou uma lista de doações urgentes que podem ser entregues tanto na capital, como nas igrejas sedes de Viamão e Cachoeirinha. A igreja busca doadores de alimentos não perecíveis, de água, colchões, roupas de cama, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza.
Já a Igreja Brasa está apoiando abrigos emergenciais em Porto Alegre, levando lanches para os moradores que aguardam as águas abaixarem para que possam retornar para suas casas.
Como ajudar
Igrejas estão se mobilizando para ajudar as famílias afetadas e realizando arrecadações de itens emergenciais.
O Conselho de Ação Social da Assembleia de Deus do RS está recebendo doações de alimentos, água, roupas, colchões, toalhas, travesseiros e produtos de higiene pessoal em suas igrejas nas cidades de: Santa Rosa, Passo Fundo, Rosário do Sul, Itaara e Sapucaia do Sul.
Doações em dinheiro podem ser feitas através do PIX 51 996 386 617 (Banco Sicredi).
Na região metropolitana de Porto Alegre, a Igreja Lagoinha em Canoas está recebendo arrecadações de: pão de sanduíche, pão francês, presunto, queijo, água mineral, maionese, margarina, pasta de dente, escova de dente, sabonete, shampoo, condicionador, papel higiênico, lenço umedecido, fraldas P ao XG, toalha de banho, lençol, cobertor e colchão.
As doações devem ser entregues no templo, na rua Bartolomeu de Gusmão 93, das 9h às 16h30.
Fonte: Pleno News e Guia-me