ISAC publica Regimento de Bioética

Promover a discussão e o estudo das dimensões morais da ciência e atenção à saúde.

Este é o objetivo do Comitê de Bioética do ISAC- Instituto de Saúde e Cidadania. Criado em junho deste ano, após a aprovação do regimento interno, o órgão tem um papel importante na consolidação de uma assistência em saúde humanizada e com excelência.

De acordo com a presidente do ISAC, Evane Corbacho, a principal atribuição do Comitê de Bioética é analisar casos clínicos que demandam um olhar cuidadoso.

“O Comitê surge para dar suporte ao instituto e suas unidades gerenciadas. Além de promover ações educativas e de divulgação relacionados à humanização do tratamento médico, ele vai analisar de perto casos relacionados ao início e fim da vida humana, de pacientes terminais e tratamentos paliativos, transplante de órgãos, tecidos e partes do corpo humano”, explica.

Ainda de acordo com a presidente, mais do que um órgão consultivo, o Comitê de Bioética se faz presente no acompanhamento dos casos debatidos em reunião.

“Temos a missão de zelar pelo cumprimento das normas nacionais e internacionais sobre bioética e isso inclui acompanhar e se certificar da implementação ou não das recomendações formuladas em grupo”, afirma.

O Comitê de Bioética será presidido pelo Dr. José Maria Sinimbu, Superintendente Técnico do ISAC. Além do Presidente, o órgão será composto por outros colaboradores, entre eles o Vice-presidente, Diretor Técnico, Gestor Corporativo do Nepes, Representante Corporativo da área de qualidade, Coordenador Assistencial de Unidade Gerenciada e Representante Jurídico do Isac. O vice e demais membros serão eleitos por votação a ser realizada nas próximas semanas.

Segundo o Presidente do Comitê, Dr. José Maria Sinimbu, o órgão terá um perfil horizontal e aberto ao diálogo com demais entidades e sociedade civil. “Além dos membros do Comitê, estamos abertos para convidar pesquisadores, entidades e membros da sociedade civil, sempre que considerarmos necessário, para que juntos possamos contribuir com o desenvolvimento dos trabalhos e promover uma assistência cada vez mais humanizada”, resume.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias