VACINAÇÃO EM VALPARAÍSO É INTENSIFICADA APÓS ALERTA ESTADUAL

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) alertou a população goiana sobre a baixa cobertura vacinal por Covid-19

O Governo Municipal de Valparaíso de Goiás por meio da Secretaria Municipal de Saúde, convida todos os valparaisenses para estarem completando o esquema vacinal contra a Covid-19.

A intensificação no esquema vacinal, se dá após o alerta emitido pela A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) sobre a baixa cobertura vacinal por Covid-19 no estado, que gerou preocupação diante dos óbitos registrados nos sete primeiros meses do ano e a chegada do tempo seco que também é um fator que favorece o desenvolvimento de problemas respiratórios.

De acordo com a SES, em todo o estado, do total de 553 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) em 2023, 262 foram por Covid-19, o que representa quase metade dos registros (47%).

Dos óbitos pela doença, 204 foram de pessoas com mais de 60 anos, uma média de 77%. Ao todo, já são 5.880 casos por Srag em Goiás em 2023, sendo 1.032 deles por Covid-19 (17%).

Nova variante

Além da situação estadual, um alerta mundial foi emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com a chegada da nova variante Eris (EG.5) do coronavírus que já foi denominada perigosa ser ainda mais contagiosa que a Ômicron.

A Eris já foi identificada em 51 países. Dentre eles, a China já representa quase 30% das novas infecções, os Estados Unidos, 18%, e a Coreia do Sul, 14%. Praticamente todos os países da Europa Ocidental também já relataram casos da variante.

Valparaíso dentro do recomendado

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde (Reprodução/MS)

Apesar dos números preocupantes no estado do alerta mundial, de acordo com a Coordenação de Imunização, os dados de vacinação da cidade de Valparaíso de Goiás são positivos e estão de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que recomenda que as operações nacionais de vacinação contra a COVID-19 continuem com esforços intensificados para atingir pelo menos 70% da população total.

A coordenadora de imunização do município, Ana Andréia, convida toda a população valparaisense que ainda não tomou todas as doses de vacina para estarem completando seus esquemas vacinais.

“É nosso dever, como cidadãos, de continuar nessa tarefa de proteção e cuidado, pois foi um grande desafio vencer a pandemia e chegar nesse momento, que é justamente o resultado da vacinação em massa”.

Ponto de vacinação para COVID-19

Todos os dias, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h30 as 16h30, UBS Cruzeiro do Sul, localizada na Quadra 1, Lote 23/24, no bairro Cruzeiro do Sul, dispõe de vacinação contra a Covid-19.

A cidade também conta com a disponibilização de vacinas contra a Influenza (Gripe) e demais vacinas de rotina presentes em todas as Unidades de Atenção Básica, com exceção do ESF Jardim dos Florais e Ipiranga.

SECOM-PMVG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias