sábado, outubro 5

Saiba quanto vai custar estacionar na Rodoviária após privatização

Privatização da Rodoviária inclui estacionamentos

Rodoviária do Plano Piloto vai ser gerida por uma empresa privada a partir de 2024, que será responsável pelo fluxo de quase 3 mil vagas de estacionamento. O brasiliense que estacionar nessa área após a privatização vai gastar até R$ 18,40 por 6h no local. Os valores estão em uma apresentação feita pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) para deputados distritais, que aprovaram a privatização da rodoviária por maioria de votos às 0h40 da madrugada da última quarta-feira (13/12), após quase 10 horas de debate.

A empresa que vencer a licitação para gerir a rodoviária deve ter uma receita anual de R$ 12,6 milhões só com os estacionamentos. São estimadas ao menos 2.724 vagas em toda a área privatizada, mas o projeto aponta que intervenções de engenharia podem fazer com que existam até 2.902 vagas de estacionamento, sendo 708 na Plataforma Superior da Rodoviária, 1.015 no Setor de Diversões Sul (SDS) e 1.179 no Setor de Diversões Norte (SDN).

O motorista que parar 1 hora no estacionamento vai pagar R$ 2,19. Os valores sobem R$ 3,68 para 2 horas, R$ 5,66 para 3 horas, R$ 8,85 para 4h, R$ 12,03 para 5 horas e R$ 18,40 para 6 horas. Para chegar na projeção de mais de R$ 12 milhões por ano, a Semob multiplicou o valor médio por vaga/dia, de R$ 18,40, pelo número de vagas e por 252, que são a quantidade de dias da semana por ano.

Os números, porém, são uma estimativa. E um dos motivos da demora da votação do projeto de privatização da Rodoviária na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) foi a falta de dados claros. Em resposta ao Tribunal de Contas do DF (TCDF), por exemplo, a Semob diz que “é possível que, na prática, seja cobrada uma tarifa entre R$ 5 e R$ 10 a hora (1ª e 2ª horas) para os bolsões próximos ao Conjunto Nacional”.

valores estacionamento rodoviária

“Taxa de acostagem”

Além da população, as empresas de ônibus também vão ter que pagar para estacionar os coletivos na Rodoviária. Essa é a chamada “taxa de acostagem”. As viações que usam os famosos boxes do terminal, para embarque e desembarque de passageiros, terão de arcar com a tarifa.

Imagem colorida de ônibus e carros circulando próximo a Rodoviária do Plano- Metrópoles

Os valores variam por modelo de ônibus e destino, mas um estudo prévio calculou um mínimo de R$ 2,14 e máximo de R$ 14,10, por cada veículo, cada vez que o box for usado. Deputados distritais contra o projeto alegam que essa cobrança pode fazer com que o preço das passagens suba, já que as empresas que prestam serviço de transporte público vão ter aumento de custos. Em contrapartida, a Semob nega que haja esse risco e afirma que pode dar equilíbrio às contas, subindo o valor da tarifa técnica, que é paga pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para as empresas.

Próximos passos

A privatização da Rodoviária do Plano Piloto consta no Projeto de Lei (PL) nº 2.260/2021, aprovado por distritais por 16 votos a favor e sete contrários (veja abaixo como votou cada deputado).

O próximo passo será do GDF, que vai fazer a nomeação da Comissão de Licitação. Esse grupo será encarregado de definir prazos, critérios e conduzir o processo. A concessão da Rodoviária, pelo tempo de 20 anos, será definida pela maior oferta.

Reprodução/ CLDFPlacar de votação do projeto pela privatização da rodoviária do plano piloto - metrópoles

As empresas interessadas deverão apresentar documentos para habilitação e comprovar qualificação econômico-financeira para concorrer à licitação. Ainda não há data para o lançamento do edital.

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