Pesquisa diz que 44% acreditam que o Brasil corre risco de virar comunista

Uma pesquisa divulgada neste domingo pelo instituto Ipec revelou que 44% dos brasileiros acreditam que o Brasil corre risco de se tornar um país comunista. A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 6 de março de 2023, com 2 mil pessoas de 128 municípios brasileiros e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

A pesquisa também mostrou que 48% dos entrevistados discordam da afirmação de que o Brasil pode se tornar um país comunista e 2% não concordam, nem discordam. Os maiores índices daqueles que acreditam na possibilidade do país se tornar comunista foram registrados nas regiões Norte e Centro-Oeste, com 47% de concordância, e na região Sudeste, com 48%. No Nordeste, apenas 35% dos entrevistados acreditam que essa possibilidade exista.

Quando se trata do recorte por religião, os evangélicos são os que mais concordam que o risco existe, com 57% de concordância. Entre os católicos, o índice é bem mais baixo, com apenas 39% dos entrevistados acreditando na possibilidade do Brasil se tornar um país comunista. O mesmo percentual foi registrado entre aqueles que se declaram de outras religiões ou sem religião.

O comunismo é uma doutrina política que propõe a abolição da propriedade privada e a instauração de uma sociedade supostamente igualitária, sem classes sociais. Essa ideologia foi criada por Karl Marx e Friedrich Engels no século XIX e foi implementada em países como a União Soviética, China e Cuba, entre outros.

A pesquisa do Ipec revela que uma parcela significativa da população brasileira acredita que o país pode caminhar em direção ao comunismo, isso por conta da proximidade do Partido dos Trabalhadores com regimes totalitários comunistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias