Apresentada pela editora Lifeway, a Bíblia é adaptada em cores e linguagens acessíveis para crianças com dislexia
Por Victor Rodrigues
A LifeWay Christian Resources lançou uma nova Bíblia projetada para crianças com dislexia. A “Grace Bible for Kids”, para crianças de 7 a 12 anos, utiliza a tradução da Bíblia Crhistian Standard, acessível para crinças estudarem, memorizarem e melhorarem a legibilidade. O material vai de encontro aos sintomas do distúrbio: fala tardia, aprendizagem lenta de novas palavras e atraso na leitura.
A Bíblia apresenta uma letra específica, e o design, desenvolvido pela empresa 2K/ DINAMARCA e a Universidade de Cambidge, incorpora espaçamento adicional entre letras, palavras, linhas e parágrafos, juntamente com formas de letras distintas para melhorar a legibilidade.
O material inclui dicas de estudo e de conteúdo adaptados para crianças, abordando questões de “como ler a Bíblia” e “como ter um tempo de silêncio”, segundo Andy McLean, editor da Holman Bibles.
“Esses recursos adicionais destinam-se a aumentar as habilidades de alfabetização bíblica entre as crianças e estabelecer uma base de disciplinas espirituais que levarão a um maior envolvimento com a Palavra de Deus e a uma maior intimidade com Deus”, diz McLean.
Para Klaus Krogh, fundador da 2K/DINAMARCA, empresa de design gráfico, existem algumas considerações a se fazer sobre a nova Bíblia.
“Ao projetar o tipo de letra do projeto, denominada (Grace), nos certificamos de fixá-las em uma linha de base, para uma melhor leitura. Muitas vezes, para o dislexo, as letras são vistas como balões saltitantes, porque não permanecem em sua linha de base, e bscamos ajustar isso”, conta Klaus.
Krogh começou a desenvolver a fonte (Grace) há cinco anos, com a Universidade de Cambridge participando de testes e refinando o design, permitindo que os leitores diferenciassem entre letras semelhantes, como “m” e “n” ou “p” e “q”.
“A dislexia não deve impedir as crianças de ler a Bíblia. A CSB Grace Bible for Kids está atendendo à necessidade de ajudar os jovens leitores a interagir e se conectar com Deus de maneira pessoal por meio de Sua Palavra”, afirmou o presidente da Lifeway, Ben Mandrell, em um comunicado enviado ao The Christian Post.
O design ajuda na utilização de sobreposições de páginas de cores especiais para aprimorar o processamento visual e reduzir o estresse visual. Uma versão da Bíblia da Graça para adolescentes e adultos está programada para estar disponível em fevereiro de 2025.
Fonte:comunhao.com.br