SRS Governador Valadares realiza reunião para fortalecimento da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares realizou, no dia 19/3, a primeira reunião ordinária da Comissão Permanente de Integração Ensino e Serviço Regional (CIES Regional). O encontro aconteceu no campus I da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) e reuniu representantes da Gestão Estadual de Saúde, especialistas em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, além de representantes dos municípios-polo das microrregiões.

Também estiveram presentes membros de instituições de ensino superior e técnico na área da saúde, do Hemominas, da Secretaria de Estado de Educação, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional (CEREST), referências técnicas em Equidade e Promoção da Saúde Regional e representantes da Atenção Primária à Saúde de Governador Valadares.

A agenda teve como principais objetivos formalizar a Comissão Permanente de Integração Ensino e Serviço Regional (CIES Regional), promover a interação entre os membros indicados, alinhar conceitos sobre Gestão do Trabalho e Educação na Saúde e apresentar deliberações e portarias relevantes, com destaque para o Plano Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (PEGTES/MG).

A programação iniciou-se com um acolhimento e um café da manhã compartilhado, seguido da dinâmica interativa Teia do Envolvimento, que enfatizou a importância do trabalho em equipe e do fortalecimento da rede de apoio. Na sequência, os membros e convidados participaram de uma roda de conversa sobre Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, conduzida por Larissa Bonomo (UFJF) e Micael Alves, referência técnica de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – Governador Valadares. O debate abordou desafios e perspectivas na área, guiado por perguntas norteadoras.

Um dos momentos centrais do encontro foi a apresentação do PEGTES/MG e do Plano Macrorregional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, destacando suas diretrizes, objetivos e a importância da participação ativa dos membros da CIES Regional. Também foram esclarecidas as competências da comissão e firmados acordos sobre a periodicidade das reuniões futuras.

A iniciativa faz parte do programa Valoriza GTES-SUS, do Ministério da Saúde, que visa financiar e transferir recursos federais para fortalecer a gestão estadual na implementação dos Planos Estaduais de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (PEGTES).

Para Micael Alves dos Santos, enfermeiro da Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares e orientador de Serviço do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) Equidade Macrorregião Leste da UFJF-GV, “a experiência no encontro foi muito interessante e fortaleceu a integração ensino-serviço em Governador Valadares e região”. O enfermeiro ainda destaca que “esse grupo será fundamental para apoiar ações na gestão da educação e do trabalho em saúde. Temos grandes expectativas com a estruturação dessa comissão em nível macrorregional.”  

Egiane Natália Faria Sena, referência técnica da Assessoria de Desenvolvimento e Comunicação Social (ADECS) da SRS/GV e da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde Regional, relata que a CIES Regional desempenha um papel crucial no fortalecimento da gestão do sistema de saúde, com ênfase na Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. “Como uma instância de gestão participativa, promove a reflexão sobre as práticas e políticas de saúde, apoiando os gestores na implementação do Plano Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (PEGTES) e adaptando suas diretrizes às necessidades regionais”, destacou.

Egiane ainda complementa que “a CIES também contribui para o desenvolvimento de estratégias de Educação Permanente em Saúde, essenciais para melhorar a qualidade do atendimento e fortalecer o dimensionamento e a força de trabalho no SUS. Participar das reuniões da CIES é uma oportunidade de influenciar positivamente as políticas de saúde e educação, promover a integração entre ensino e serviço, aprender de forma colaborativa, interprofissional e intersetorial e contribuir para a melhoria do sistema de saúde”.

Por: Geovana Ferreira – estagiária sob supervisão / Foto: Roberta Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Mecânica Marquinhos
Villa Florença
Clínica de motorista Avante
Fagner Empreendimentos
Vive La Fete Festas

Minas Gerais

Dicas da semana

Linhas de ônibus na sua cidade

Associação Brasileira de Portais de Notícias