sexta-feira, abril 18

SRS Governador Valadares realiza reunião para fortalecimento da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares realizou, no dia 19/3, a primeira reunião ordinária da Comissão Permanente de Integração Ensino e Serviço Regional (CIES Regional). O encontro aconteceu no campus I da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) e reuniu representantes da Gestão Estadual de Saúde, especialistas em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, além de representantes dos municípios-polo das microrregiões.

Também estiveram presentes membros de instituições de ensino superior e técnico na área da saúde, do Hemominas, da Secretaria de Estado de Educação, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional (CEREST), referências técnicas em Equidade e Promoção da Saúde Regional e representantes da Atenção Primária à Saúde de Governador Valadares.

A agenda teve como principais objetivos formalizar a Comissão Permanente de Integração Ensino e Serviço Regional (CIES Regional), promover a interação entre os membros indicados, alinhar conceitos sobre Gestão do Trabalho e Educação na Saúde e apresentar deliberações e portarias relevantes, com destaque para o Plano Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (PEGTES/MG).

A programação iniciou-se com um acolhimento e um café da manhã compartilhado, seguido da dinâmica interativa Teia do Envolvimento, que enfatizou a importância do trabalho em equipe e do fortalecimento da rede de apoio. Na sequência, os membros e convidados participaram de uma roda de conversa sobre Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, conduzida por Larissa Bonomo (UFJF) e Micael Alves, referência técnica de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – Governador Valadares. O debate abordou desafios e perspectivas na área, guiado por perguntas norteadoras.

Um dos momentos centrais do encontro foi a apresentação do PEGTES/MG e do Plano Macrorregional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, destacando suas diretrizes, objetivos e a importância da participação ativa dos membros da CIES Regional. Também foram esclarecidas as competências da comissão e firmados acordos sobre a periodicidade das reuniões futuras.

A iniciativa faz parte do programa Valoriza GTES-SUS, do Ministério da Saúde, que visa financiar e transferir recursos federais para fortalecer a gestão estadual na implementação dos Planos Estaduais de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (PEGTES).

Para Micael Alves dos Santos, enfermeiro da Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares e orientador de Serviço do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) Equidade Macrorregião Leste da UFJF-GV, “a experiência no encontro foi muito interessante e fortaleceu a integração ensino-serviço em Governador Valadares e região”. O enfermeiro ainda destaca que “esse grupo será fundamental para apoiar ações na gestão da educação e do trabalho em saúde. Temos grandes expectativas com a estruturação dessa comissão em nível macrorregional.”  

Egiane Natália Faria Sena, referência técnica da Assessoria de Desenvolvimento e Comunicação Social (ADECS) da SRS/GV e da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde Regional, relata que a CIES Regional desempenha um papel crucial no fortalecimento da gestão do sistema de saúde, com ênfase na Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. “Como uma instância de gestão participativa, promove a reflexão sobre as práticas e políticas de saúde, apoiando os gestores na implementação do Plano Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (PEGTES) e adaptando suas diretrizes às necessidades regionais”, destacou.

Egiane ainda complementa que “a CIES também contribui para o desenvolvimento de estratégias de Educação Permanente em Saúde, essenciais para melhorar a qualidade do atendimento e fortalecer o dimensionamento e a força de trabalho no SUS. Participar das reuniões da CIES é uma oportunidade de influenciar positivamente as políticas de saúde e educação, promover a integração entre ensino e serviço, aprender de forma colaborativa, interprofissional e intersetorial e contribuir para a melhoria do sistema de saúde”.

Por: Geovana Ferreira – estagiária sob supervisão / Foto: Roberta Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *