Leia este artigo e saiba como consultar o nome para ver se está no Cadastro Único, o Governo Federal oferece ajuda de custo às pessoas que estão precisando devido a crise, e quem está inscrito no CadÚnico também será beneficiado. Veja abaixo como consultar e como fazer inscrição no Cadúnico e sobre a Auxílio Brasil pago a partir de 17/11/2021.
FAZER CONSULTA DE DADOS NO CADASTRO ÚNICO
Trabalhador ou desempregado que está no Cadastro Único deve saber que têm meios para fazer consulta essa informação, se está inscrito mesmo, que é por meio de aplicativo Meu CadÚnico, telefone e até mesmo pelo site do Ministério da Cidadania.
Cadastro Único é a ferramenta que o governo federal utiliza para inclusão de famílias na base de dados do Ministério da Cidadania. Através desses dados são classificadas as famílias pobres e de extrema pobreza. Partir daí que o governo cria novos programa sociais.
Então, o CadÚnico é a base, e por isso, é necessário que, para ter acesso a esses programas a pessoa precisa estar no Cadastro Único. Nesse sentido, não basta apenas se classificar como pessoa necessitada, precisa comprovar por meio desse cadastro que pode receber um benefício do governo.
Requisitos para fazer o CadÚnico
- Possuir renda mensal de até R$ 550,00
- Possuir renda familiar mensal de até 3 salários mínimos
As pessoas que preenchem esses requisitos podem ser as que fazem parte de família completa, de família composta por apenas pai e filhos, ou mãe e filhos, pessoa que mora sozinha e as que moram na rua, sendo as que são sozinhas, bem como as que têm família.
FAZER INSCRIÇÃO NO CADASTRO ÚNICO
Esse serviço está disponível apenas de forma presencial. Para isso, o responsável pela família (pessoa maior de 18 anos) deve comparecer em uma unidade do CRAS, em um posto de atendimento do CadÚnico ou do Bolsa Família, disponibilizados pelas prefeituras. Nesse caso, quem for fazer a inscrição precisa averiguar qual desses foi implantado na sua cidade e qual é o mais próximo. Confira conde ficam unidades do CRAS.
Leve no dia da inscrição : RG e título de eleitor do responsável, e de todos os membros da família precisa da Certidão de Nascimento ou de casamento, CPF, RG e se for o caso, carteira de trabalho e título. Também, se for indígena levar o RANI.
No local a pessoa será entrevistada e deve responder um questionário com informações sobre a família. Depois dessa etapa os dados serão inseridos no Cadastro Único e logo será gerado o NIS. O tempo de inserção e confirmação do cadastro leva 48 horas. Por fim, passado às 48 horas, a família fica sabendo se está inserida no sistema ou não. Se sim, já pode ser inscrita em programas do governo.
Atualização de dados no Cadastro Único
O responsável pela família precisa ter consciência sobre atualização dos dados cadastrados. As atualizações devem ocorrer sempre houver qualquer mudança na residência, bem como mudança de casa, morte de alguém, nascimentos e outros. A pessoa pode procurar a unidade onde fez a inscrição. Isso pode acontecer também a cada dois anos. Não pode de deixar de atualizar as informações de jeito algum, como resultado, a família perde os benefícios vindos do governo.
COMO CONSULTAR NOME PARA VER SE ESTÁ NO CADASTRO ÚNICO
Central de atendimento 0800 707 2003 – escolha a opção 5
Esse telefone atende de 2ª a 6ª feira das 07:00 às 19:00 e das 10:00 às 16:00 nos finais de semana e feriados.
Aplicativo Meu Cadastro Único – www.gov.br/pt-br/apps/meu-cadunico
Site do MDS – aplicacoes.mds.gov.br/consulta_cidadao
Com informações: matriculafacilbr.