quarta-feira, dezembro 11

Vanderlan firma compromissos com motoristas de aplicativos

Candidato a prefeito pela coligação “Goiânia que Queremos” propõe instalação de pontos de apoio para atender trabalhadores, recuos de desembarque em locais de grande fluxo e regulamentação da atividade na capital

Fotos: Lucas Monteiro

Em entrevista ao PodCast a Hora do Motora, concedida na tarde desta sexta-feira, 23, o candidato a prefeito de Goiânia pela Coligação Goiânia que Queremos (PSD/PP), senador Vanderlan Cardoso, fez um compromisso com os motoristas de aplicativo: se eleito, vai implantar pontos de apoio para motoristas de aplicativos pela cidade, com internet, banheiro, água, ar-condicionado e refeitório, e sancionar, caso aprovado pelos vereadores, o projeto de lei 183/2024, que já tramita na Câmara Municipal de Goiânia.

O Projeto de Lei 183/2024, trata da regularização da atividade dos motoristas de aplicativo e propõe, por exemplo, um cadastro e autorização pela prefeitura para garantir a legalidade e o uso obrigatório do cartão “ConduApp” para maior segurança e identificação dos motoristas. O candidato se comprometeu ainda a criar recuos de desembarque em pontos de grande concentração na cidade, como na Região da 44, e faixas específicas de embarque e desembarque em aeroportos e rodoviárias.

Fotos: Lucas Monteiro

Um dos pontos levantados pelo entrevistador Pedro Júnior foi o Projeto de Lei 1324/2022, de autoria do senador, que reduz, de 60% para 20%, a base de cálculo tributável de prestadores de serviços de transporte autônomos, como taxistas e motoristas de aplicativos, um dos temas da entrevista. Ele explicou que, caso aprovado, para cada R$1.000,00 de renda do motorista, hoje, 600,00 estão sujeitos ao Imposto de Renda. Após a aprovação desse projeto, apenas 200,00 estarão sujeitos à tributação de IR.

Sobre os impactos da Reforma Tributária na renda da categoria, o candidato afirmou que a mudança não alterou o Imposto de Renda e que a proposta do governo que irá tratar da redução do IR ainda não foi enviada ao Congresso Nacional. “O projeto aprovado trata apenas de impostos sobre o consumo”, esclareceu o candidato.

Ainda sobre a Reforma Tributária, Vanderlan tranquilizou os motoristas de aplicativo, afirmando que eles não foram atingidos pela mudança na legislação tributária. “São microempreendedores individuais, micro e pequenos empresários, ou seja, são enquadrados no Simples Nacional, que não sofreu alteração alguma com a Reforma Tributária já aprovada.”

Fotos: Lucas Monteiro

Conclusão do anel viário

Durante a entrevista, o candidato detalhou seu projeto de mobilidade para a capital, e destacou a conclusão do anel viário da Região Metropolitana de Goiânia. Se eleito, ele pretende articular com os governos estadual, federal e municípios da região metropolitana a conclusão da obra, afirmou. Vanderlan afirmou também que não pretende esperar uma solução entre concessionária e poder público para solucionar o problema, visto que esse projeto rodoviário se arrasta há anos. Ele vai propor parcerias público privadas para destravar a obra.

Na concepção de Vanderlan, para o trânsito de uma grande cidade fluir, o transporte coletivo precisa se sobrepor ao transporte individual, todavia ele observa que as pessoas tendem a buscar a comodidade do automóvel próprio, o que é justo, mas impacta o trânsito terrivelmente. “Só que hoje o transporte por aplicativo tem se mostrado mais cômodo a cada dia. Precisamos estimular isso para tirar veículos das ruas”, afirma, o que, segundo ele, resultará em ganhos na qualidade de vida de quem usa e também de quem não usa o aplicativo.

O candidato propõe uma gestão ativa do trânsito, com monitoramento remoto com câmeras; equipes para atuar rapidamente nos gargalos, acidentes e falhas nos semáforos; agentes nas ruas, em locais de grande fluxo; faixas exclusivas; e estabelecer ligações interbairros e revitalizar as principais avenidas comerciais, solucionando gargalos de tráfego.

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