sexta-feira, outubro 4

“Sou supervisora em uma empresa com clima organizacional desafiador. Apesar das campanhas motivacionais, alguns colaboradores resistem a participar. Posso tornar a participação obrigatória?”

Olá chefe,
Clima organizacional, tão discutido em gestão de pessoas. O que é e por que é tão importante entendê-lo dentro das organizações?


Clima organizacional refere-se à percepção dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho. A realização de uma pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta valiosa para auxiliar nesse entendimento.


A pesquisa de clima organizacional é fundamental nas organizações por diversos motivos, incluindo a avaliação do ambiente de trabalho, a identificação de problemas antes que se agravem, o engajamento dos colaboradores, a retenção de talentos, o desenvolvimento da liderança, a promoção da melhoria contínua, o impacto positivo na produtividade e a facilitação da gestão de mudanças. Essa ferramenta estratégica contribui para criar um ambiente saudável, promover a satisfação dos funcionários e impulsionar o sucesso a longo prazo.


Muitas vezes, para a retenção desses talentos e o empenho de seus colaboradores, é muito comum que líderes e supervisores organizem campanhas motivacionais, seja por setores, equipes ou até mesmo com metas individuais.


Campanhas motivacionais em empresas são ações planejadas para inspirar e elevar o ânimo dos colaboradores, visando fortalecer o engajamento e criar um ambiente de trabalho mais positivo. Elas incluem reconhecimento de conquistas, eventos de integração, treinamentos, incentivos financeiros, celebrações, palestras motivacionais, desafios saudáveis e feedback construtivo. Essas iniciativas têm o objetivo de melhorar a moral da equipe, aumentar a produtividade e contribuir para um clima organizacional mais positivo, sendo adaptadas às características específicas de cada empresa.


Já existe jurisprudência de que a participação em cursos, treinamentos e atividades similares, feitos fora do expediente de trabalho e com exigência de lista de presença, gera direito a horas extras, pois a finalidade final de tais iniciativas tem como escopo o retorno econômico do próprio empregador.


Também, após a reforma da legislação trabalhista, há a possibilidade de o empreendedor criar campanhas, os chamados programas de incentivo, com pagamentos de premiações, para a motivação e incentivo dos seus empregados. Lembrando que, com a reforma, essas premiações pagas não geram encargos ao empregador, ou seja, não possuem caráter salarial, o que torna esses tipos de incentivos menos onerosos às empresas.


Embora traga inúmeras vantagens para a empresa e seja um grande estímulo aos empregados, você, gestor, líder, supervisor, pode submeter um empregado à participação nas campanhas motivacionais que a empresa criar? Pode isso, chefe? E a resposta é NÃO!


Você não pode obrigar ninguém a participar de ações, campanhas ou até mesmo do chamado marketing de incentivo, como, por exemplo, as ‘dancinhas’ na Internet, pois, primeiramente, é ilegal, e depois porque você pode comprometer seriamente os resultados da campanha.


Caro chefe, antes de aplicar sua campanha, busque aplicar um questionário de clima para extrair dos seus próprios colaboradores a dificuldade deles em não querer participar da sua campanha de incentivo. Uma vez que, se o clima da sua empresa está doente, você vai precisar tratá-lo para, então, aplicar uma campanha motivacional específica em que todos os colaboradores terão prazer em participar.


Em um clima organizacional saudável, facilmente seus subordinados vão aderir a tais campanhas. Mas, para isso, lembre-se, sua campanha deve ter bem definidos: o seu objetivo, tipo de premiação, regras claras, alinhamento e treinamento com a equipe e divulgação ampla da campanha. Dessa forma, será considerável a produtividade nos resultados e também o reconhecimento do esforço do time.

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