segunda-feira, janeiro 20

Aneel: consumidores não terão surpresas adicionais na conta de luz em janeiro de 2025

Condições favoráveis de geração de energia elétrica permitiram redução nos custos de produção

Foto: Arquivo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na última sexta-feira (27) que a bandeira tarifária aplicada às contas de luz em janeiro de 2025 será verde. Isso significa que os consumidores não terão custo adicional nas tarifas de energia elétrica no próximo mês.

De acordo com a Aneel, a decisão foi influenciada pelas condições favoráveis de geração de energia no Brasil, que resultaram em menores custos para a produção elétrica. O Banco Central também destacou, em seu Relatório Trimestral de Inflação (RTI) de dezembro, que a melhora nas condições climáticas contribuiu para o acionamento da bandeira verde.

No segundo semestre de 2024, o país enfrentou uma seca considerada histórica, que levou à adoção da bandeira tarifária vermelha em setembro, após mais de três anos sem essa classificação.

Durante o período, fatores como o risco hidrológico (GSF) e o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) impactaram diretamente os custos de geração de energia. Atualmente, o PLD está fixado no piso regulatório de R$ 61,07 por megawatt-hora (MWh) em todo o Sistema Interligado Nacional (SIN).

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) monitora mensalmente os custos variáveis de produção, levando em consideração a disponibilidade de recursos hídricos e o uso de fontes mais onerosas, como as usinas termelétricas.

Implementado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias foi criado para refletir os custos reais da geração de energia elétrica e incentivar o consumo consciente. Desde sua criação, o mecanismo sinaliza aos consumidores as condições do setor, utilizando as classificações verde, amarela e vermelha, além da bandeira de “escassez hídrica”, aplicada em situações extremas.

Em 2024, o sistema registrou 61 acionamentos das bandeiras amarela, vermelha 1, vermelha 2 e de escassez hídrica. O período mais longo de vigência da bandeira verde foi entre abril de 2022 e julho de 2024, quando retornou em dezembro deste ano.

Fonte: gpsbrasilia.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *