Uma pesquisa divulgada neste domingo pelo instituto Ipec revelou que 44% dos brasileiros acreditam que o Brasil corre risco de se tornar um país comunista. A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 6 de março de 2023, com 2 mil pessoas de 128 municípios brasileiros e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
A pesquisa também mostrou que 48% dos entrevistados discordam da afirmação de que o Brasil pode se tornar um país comunista e 2% não concordam, nem discordam. Os maiores índices daqueles que acreditam na possibilidade do país se tornar comunista foram registrados nas regiões Norte e Centro-Oeste, com 47% de concordância, e na região Sudeste, com 48%. No Nordeste, apenas 35% dos entrevistados acreditam que essa possibilidade exista.
Quando se trata do recorte por religião, os evangélicos são os que mais concordam que o risco existe, com 57% de concordância. Entre os católicos, o índice é bem mais baixo, com apenas 39% dos entrevistados acreditando na possibilidade do Brasil se tornar um país comunista. O mesmo percentual foi registrado entre aqueles que se declaram de outras religiões ou sem religião.
O comunismo é uma doutrina política que propõe a abolição da propriedade privada e a instauração de uma sociedade supostamente igualitária, sem classes sociais. Essa ideologia foi criada por Karl Marx e Friedrich Engels no século XIX e foi implementada em países como a União Soviética, China e Cuba, entre outros.
A pesquisa do Ipec revela que uma parcela significativa da população brasileira acredita que o país pode caminhar em direção ao comunismo, isso por conta da proximidade do Partido dos Trabalhadores com regimes totalitários comunistas.